Imirante.com

 SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Um policial Militar foi afastado por ter se envolvido em uma ação, com uso de spray de pimenta em crianças, durante a desocupação de um terreno no Araçagy, em São José de Ribamar, na Grande São Luís. A medida foi adotada nesta segunda-feira (10).

Policial envolvido na ação com spray foi identificado

Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA), o policial foi identificado e um procedimento administrativo foi instaurado para apurar os fatos de forma rigorosa.

A ocorrência foi registrada no último domingo (8), na Avenida Norte, durante uma operação para impedir a ocupação irregular da área. O caso ganhou repercussão após relatos de que crianças teriam sido atingidas por spray de pimenta utilizado na ação policial.

Testemunhas relataram que o produto causou irritação e choro em crianças que estavam no local. Vídeos e depoimentos passaram a circular nas redes sociais, ampliando o debate sobre a abordagem.

De acordo com a Polícia Militar, as guarnições de plantão atuavam para impedir um “flagrante de invasão de propriedade”, com o objetivo de manter a ordem pública e evitar conflitos.

Em nota, a corporação afirmou que, em situações desse tipo, os agentes seguem o protocolo de uso progressivo da força, empregando instrumentos de menor potencial ofensivo (IMPO), como o spray de pimenta.

O que diz a SSP-MA

A SSP-MA reforçou que não compactua com condutas ilegais e destacou que qualquer agente que atue fora dos parâmetros legais está sujeito às penalidades previstas em lei. Leia:

"A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) informa que a Polícia Militar, tão logo tomou conhecimento do fato, nesta segunda-feira (10), identificou o policial envolvido, afastando-o imediatamente das atividades operacionais, além de instaurar procedimento administrativo para a rigorosa apuração dos fatos.

A SSP reitera que as forças de segurança do Maranhão não compactuam com condutas ilegais, e que os policiais são preparados e orientados para atuar no estrito cumprimento da lei, em defesa da população, e qualquer agente que atue fora dos parâmetros legais está sujeito às penalidades previstas em lei".

Comentários do Blogger

0 Comentários