O prefeito de Centro Novo do Maranhão, Júnior Garimpeiro (PSDB), foi preso durante uma operação de fiscalização da Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT) por suspeita de extração ilegal de minério. A ocorrência foi registrada na rodovia MT-430, no município de Confresa.

Segundo a polícia, Júnior Garimpeiro transportava minério e ouro extraídos de forma ilegal. Foram apreendidos materiais suspeitos de serem minérios extraídos ilegalmente. 

Apreensão de ouro e equipamentos

Na vistoria, os policiais encontraram diversos sacos com material terroso semelhante a minério e fragmentos amarelados aparentando ser ouro. O uso de um detector de metais reforçou a suspeita de que o material pudesse conter substâncias minerais valiosas.

Foram apreendidos ainda aparelhos GPS de alta precisão, rádios comunicadores, agendas com anotações relacionadas à atividade garimpeira, notas fiscais, celulares e invólucros com material metálico.

De acordo com a PM, documentos e listas em idioma indígena também estavam entre os itens apreendidos, o que pode indicar atuação em área indígena.

Prefeito já havia sido preso pelo mesmo crime

Ele já havia sido preso em 2021 pelo mesmo tipo de crime. Na ocasião, segundo a Polícia Federal, o prefeito foi apontado como um dos responsáveis por mais de 60 mil hectares desmatados para a abertura de garimpos ilegais de ouro, com uso de substâncias tóxicas na região de Centro Novo do Maranhão, município que fica a cerca de 257 km de São Luís.

Comentários do Blogger

0 Comentários