TJMA realiza oficina sobre enfrentamento à violência doméstica em Igarapé Grande
A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher), por meio da Ouvidoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), realizou, nos dias 26 e 27 de agosto, a Oficina da Rede no município de Igarapé Grande. A ação teve como objetivo fortalecer a articulação entre os serviços que compõem a rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.
A atividade foi conduzida pela ouvidora da mulher do TJMA, Danyelle Bitencourt, que ressaltou a relevância da atuação conjunta para assegurar a efetividade das políticas públicas e o acolhimento humanizado das vítimas.
“Não se enfrenta a violência doméstica sozinha. Ou se faz isso de maneira articulada, em rede, ou não é possível”, enfatizou.
Durante os dois dias, foram abordados os princípios norteadores das redes intersetoriais, com foco na elaboração de ações integradas voltadas à prevenção, proteção e combate à violência doméstica. A programação incluiu orientações para a formalização e fortalecimento do trabalho em rede, bem como a apresentação de mecanismos de monitoramento das ações.
A realização da oficina atendeu à solicitação da juíza Bárbara de Oliveira, titular da Comarca de Igarapé Grande, e contou com a participação da juíza Lorena Plácido, titular da Comarca de Esperantinópolis e, atualmente, respondendo também por Igarapé Grande. Em sua fala, a magistrada destacou a importância da união entre órgãos e instituições para assegurar proteção, acolhimento e acesso à Justiça às mulheres em situação de violência.
O encontro reuniu representantes de órgãos públicos, entidades da sociedade civil, equipes técnicas e profissionais de diferentes áreas, que compartilharam experiências e expuseram desafios enfrentados no atendimento às vítimas na região.
A partir das discussões, foram identificadas dificuldades e potencialidades locais, além de definidas estratégias para aprimorar o fluxo de atendimento e garantir maior efetividade às políticas de proteção.
Agência TJMA de Notícias
Comentários do Blogger
0 Comentários