ESMAM Itinerante leva capacitação às comarcas da região do Médio Mearim
A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) está presente, de 25 a 28 de agosto, em quatro comarcas do interior do Estado – Esperantinópolis, Joselândia, Igarapé Grande e Pedreiras –, com mais uma edição do projeto ESMAM Itinerante, iniciativa que descentraliza a formação continuada e aproxima a escola judicial dos profissionais que atuam fora da capital.
Com o tema “As Ações Formativas e o Impacto na Prestação Jurisdicional”, a programação oferece oficinas práticas voltadas à atualização e ao aprimoramento de competências de servidores(as) do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).
FORMAÇÃO DE EQUIPES
A cada cidade, os(as) profissionais participam de dois eixos de capacitação:
- Comunicação Não Violenta: uma necessidade a ser atendida, ministrada pela conciliadora e mediadora Isalete Barreto, que aborda estratégias de relacionamento interpessoal e gestão de conflitos;
- Secretarias e Gabinete Exponenciais, com o juiz Rodrigo Terças, oficina que traz ferramentas para otimização de rotinas administrativas e organização do trabalho nos gabinetes e secretarias.
A agenda começou em Esperantinópolis (25/08), segue por Joselândia (26/08) e Igarapé Grande (27/08), e encerra em Pedreiras (28/08), com a realização de uma Mostra Cultural como parte do encerramento das atividades.
Em Joselândia, as equipes receberam capacitação em Secretarias e Gabinete Exponenciais, com o juiz Rodrigo Terças
DESCENTRALIZAÇÃO
A diretora da ESMAM, desembargadora Sônia Amaral, coordenadora do projeto, enfatiza que a iniciativa não apenas aprimora a qualificação dos servidores, mas também fortalece a prestação jurisdicional ao assegurar que todos tenham acesso a treinamentos e aperfeiçoamento profissional, independentemente da localização da comarca. "Além disso, promovemos a melhoria contínua do serviço público, garantindo uma Justiça mais eficiente e acessível para toda a população maranhense”, destaca.
Em maio deste ano, o ESMAM Itinerante já havia atendido unidades judiciais de Dom Pedro, Presidente Dutra, Tuntum e Barra do Corda, com oficinas de gestão processual, manuseio de sistemas judiciais como o PJe e o SEEU e aprimoramento das rotinas administrativas.
Nesta etapa, as atividades são monitoradas pelas servidoras da ESMAM, Lorena Gaioso e Antonilda Oliveira, responsáveis pelas inscrições das turmas e apresentação do portfólio da escola judicial. O servidor Jhonatan Aroucha atua na produção de mídias.
PROGRAMAÇÃO DESTA SEMANA
Comentários do Blogger
0 Comentários