Trizidela do Vale é selecionado para etapa nacional da COSEMS com projeto inovador na área de tratamento de feridas
_Iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde propõe modelo de consultório especializado com atendimento humanizado e uso de tecnologias específicas para feridas complexas._
O município foi selecionado para representar o estado na etapa nacional do Congresso da COSEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) com um projeto inovador que implantou um consultório especializado em tratamentos de feridas. A proposta, que surgiu da prática cotidiana e da necessidade de qualificar o atendimento a pacientes com lesões crônicas, será apresentada em junho no evento nacional, que ocorrerá em Belo Horizonte (MG).
A iniciativa é fruto de dois anos de trabalho da equipe da atenção básica, com apoio da gestão municipal. O projeto começou informalmente, diante da ausência de um espaço e fluxo estruturado para esse tipo de atendimento. Após articulações com a gestão, foi contratada uma profissional especializada e realizada capacitação com as enfermeiras da rede. A partir daí, os insumos específicos — como coberturas e materiais de alto custo — passaram a ser adquiridos por meio de dispensa administrativa, já que esses produtos não são distribuídos normalmente aos municípios.
Com a equipe treinada e os materiais disponíveis, os atendimentos foram descentralizados para unidades básicas de saúde. Em seguida, a coordenação técnica foi assumida por uma enfermeira com experiência em curativos complexos, que passou a atuar exclusivamente na triagem e atendimento de pacientes com pé diabético, feridas por pressão e outras lesões de difícil cicatrização.
A estruturação do serviço culminou na criação de um espaço próprio, localizado na Unidade Básica de Saúde da Baixada, onde os curativos são realizados com hora marcada, garantindo maior eficiência, acompanhamento e humanização no cuidado.
A secretária de Saúde, Fabiana Meireles, é coautora do projeto e foi responsável por apoiar sua estruturação desde o início. Por compromissos maiores, não pôde estar presente na apresentação estadual, mas segue acompanhando de perto todas as etapas. “Esse projeto mostra que, mesmo com recursos limitados, é possível inovar na atenção básica com soluções inteligentes e centradas nas reais necessidades da população”, destacou.
A proposta foi inscrita no edital “Aqui tem SUS”, promovido pelo COSEMS Maranhão, e passou pela triagem online e pela apresentação estadual, sendo selecionada entre os melhores trabalhos para representar o estado no congresso nacional.
Agora, o município se prepara para apresentar sua experiência à esfera nacional, onde poderá inspirar outras gestões e contribuir para a consolidação de práticas exitosas no Sistema Único de Saúde.
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas junto à Secretaria Municipal de Saúde. O regulamento completo da seleção está disponível no portal oficial da COSEMS.
Comentários do Blogger
0 Comentários