Entenda como a Cultura de Esperantinópolis está sendo destruída na atual gestão.
O município de Esperantinópolis sempre foi conhecido por ter uma vasta produção cultural e artistas singulares. Várias atividades culturais eram desenvolvidas e atrai a atenção de toda região. Mas a gestão do prefeito Aluisinho do Posto, a Cultura esperantinopense está morrendo um pouco a cada ano.
A secretária de Cultura, Graça Lima, sempre foi uma expoente da cultura local. Criativa, dinâmica e competente, realizou diversas atividades culturais na gestão do ex-prefeito Mário Jorge. Quando teve suporte, levou até para outros estados a tradicional Dança do Ponte, que retratava o modo de vida de muitas mulheres guerreiras de décadas atrás. Infelizmente, a gestão atual não tem fornecido apoio necessário que raspaldar o trabalho da secretária.
Hoje (24), dia de São João, o município é um dos poucos da região e do Maranhão que não tem um arraial. Na próxima segunda-feira, dia 27, data que Esperantinópolis completará 68 anos de emancipação, não haverá festa, nem comemoração à altura da grandeza do município. Dois anos sem comemorar o aniversário de Esperantinópolis por conta da pandemia ocasionada pela covid-19, esperava-se uma programação vasta, linda e alegre.
Não só São João e aniversário da cidade, não temos mais também programação organizada pelo poder público do Dia das Crianças, Dia do Evangélico, programação de Natal, festa da virada e até o Carnaval, quando houve, foi muito aquém da expectativa. Não há dúvida que em matéria cultural Esperantinópolis passou a amargar o último lugar entre os municípios do Médio Mearim, quando tem potencial para ser o primeiro.
O apelo, principalmente entre os artistas da terra, é o que o prefeito se compadece e passe a buscar parcerias para investir na cultural, que, além de tudo, gera movimentação no comércio, renda extra e emprego.
Comentários do Blogger
2 Comentários
Votei e voltarei em Aluisinho, mas esta postagem é a mais pura verdade, infelizmente. É lamentável mesmo.
ResponderExcluirQuase toda as cidades da maior a menor vai ter eventos juninos mas o problema aqui em Esperantinópolis é que o prefeito vai ficar com o dinheiro do evento, porque e de toda certeza que o dinheiro veio, bota na tua poupança prefeito
ResponderExcluir