A pauta de hoje (03) na Câmara Municipal de Esperantinópolis foi o segundo turno da alteração do art. 14 do Regimento Interno pelo Projeto de Lei n° 02/2022, que define a antecipação da eleição da presidência da Câmara de Vereadores. A pauta foi aprovada por unanimidade dos 11 vereadores. A data original era 1° de novembro e agora a votação deverá ser realizada em 16 de março.

Após a votação, o vereador Neném Totó fez seu discurso de tema livre, no qual declarou seu apoio à pré-candidatura do senador Weverton Rocha (PDT) ao governo do estado do Maranhão e teceu duras críticas ao governador Flávio Dino (PSB) por ter abandonado o município de Esperantinópolis em seus dois mandatos, citando que o governador só aparecia "quando precisava".

O prefeito Aluisinho tem interesse na reeleição do atual presidente da casa, o vereador Hudson Brito. Porém, até vereadores da base não compactuam da mesma vontade. Um dos atuais secretários municipais até tentou formar uma chapa encabeçada pelo vereador Mihaylove, o que não agradou o prefeito, que foi com unhas e dentes para cima do secretário dizendo que esse processo deve ser conduzido pelo próprio prefeito e que o secretário não se metesse no assunto, para não atrapalhar ainda mais a situação.

Esta antecipação aprovada hoje é uma tentativa da base do prefeito de minimizar os danos e manter a reeleição de Hudson, que seria mais difícil de acontecer em uma data posterior. Mesmo com a iminente derrota na Câmara, o prefeito tenta reverter o quadro, mas sem se submeter a chantagens de alguns vereadores da base aliada. Para o prefeito, o parlamentar que não estiver com ele nestas eleições de 2022, ficará fora do governo municipal até o fim de seu mandato.

Do outro lado, o grupo de oposição, liderado pelo ex-prefeito de Poção de Pedras, Jr. Cascaria (pré-candidato a deputado estadual), está bem articulado para formar uma chapa, que deverá ser encabeçada pelo vereador Kleber Branco e tem boas chances de conseguir a vitória no próximo dia 16.

Pelo seu estilo político independente e descomprometido, o prefeito Aluisinho perdeu apoio de dois fortes aliados e os ganhou como adversários: Erlânio Xavier (PDT e presidente da FAMEM) e Jr. Cascaria. Ainda mais, recentemente Esperantinópolis perdeu recursos do Fundo de Participação do Município (FPM), prejudicando sua gestão. Parece que a administração do prefeito já atingiu o seu ápice e está agora em um movimento de queda.

Comentários do Blogger

14 Comentários

  1. É interessante como o blogueiro consegue, de forma fantasiosa, desviar a verdade e enveredar pelas pernas curtas da mentira.
    Para começo de conversa, não existe esse secretário que tentou fazer uma chapa diferente da sugerida pelo prefeito. Os secretários de Esperantinópolis, são pessoas com caráter e dignidade, nenhum deles tem essa falsidade e falta de caráter.

    O ex-prefeito da cidade vizinha, nunca foi e nunca será líder na nossa cidade. Nem é líder de oposição, porque na nossa cidade tem homem suficiente para ser o líder da oposição, não precisa ser importado de outra cidade.

    No título da postagem você foi feliz, realmente quem está em alguma disputa pode sair com a vitória ou a derrota. Portanto, vale lembrar que qualquer um dos vereadores da base do governo que ficarem contra o prefeito máquina Aluisinho, está ficando contra a vontade do povo da nossa cidade. Aluisinho foi eleito com 60% dos votos, ou seja, 60% da população disse SIM a gestão do prefeito máquina.
    Os vereadores podem até trair o povo agora mas, na eleição o povo dará o troco dizendo NÃO aos candidatos apoiados pelos traidores.

    Só para não esquecer:
    O POVO DE ESPERANTINÓPOLIS NÃO ESTA A VENDA.

    JÁ TEMOS OS NOSSOS DEPUTADOS E VAMOS REELEGER ELES PARA O BEM DA NOSSA QUERIDA CIDADE.

    ResponderExcluir
  2. O prefeito mais pilantra q já conheci foi esse aí e o tal de cascaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por falar em pilantra, como vai a família?

      Excluir
  3. É uma máquina mesmo, máquina não tem amor no coração , não têm humildade,o Prefeito mas perseguidor que já teve na cidade,um demônio que so pensa nele junto com seus aliados a Elite, o rei Herodes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aceita que dói menos.

      O bambú tá gemendo.

      Excluir
  4. aguenta blogueiro ainda tem uns 4 anos sem mamata kkkkkkkkk.
    E tadin dos deputados da oposição num vão tirar nem os votos de quem diz lhes apoiar kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Sem caráter e o teu prefeito aluizinho babão aí do primeiro comentário deve tá ganhando muito bem pra baba desse tanto, e cada uma, democracia e democracia todo mundo fica aonde quer não essa de dizer porque é de fora não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Malandro é malandro e mané é mané.

      Excluir
  6. O prefeito máquina sempre pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso não existe. Conversa para vaca dormir.
      Ele só não faz o que os políticos corruptos quer.
      Acabou a mamata.

      Excluir
  7. Kleber presidente da Câmara? Parece piada! Nunca na Galáxia!

    ResponderExcluir