Governo executa medidas do plano de contingência em saúde pública em enxurradas e inundações no Maranhão
Atualmente 11 municípios maranhenses apresentam situação de risco para o fenômeno das inundações. (Foto: CB) |
O Governo do Estado reuniu, nesta quarta-feira (28), membros do Comitê Estadual de Saúde em Desastres para avaliar e intensificar o monitoramento nos municípios maranhenses que apresentaram situação de risco de enchentes, além de medidas para o enfrentamento de desastres por eventos naturais no Maranhão. O encontro aconteceu no auditório do Laboratório de Saúde Pública (Lacen/MA), no bairro Diamante.
Atualmente 11 municípios maranhenses apresentam situação de risco para o fenômeno das inundações. Nas áreas, a população recebe orientações e desenvolvimento das ações integradas com a Coordenadoria de Estadual de Proteção e Defesa Civil do Maranhão (CEPDECMA).
No município de Imperatriz, as famílias que estavam desabrigadas por conta da enchente na área ribeirinha, já retornaram para suas residências. O Rio Tocantins chegou a subir 7,5 metros. Quando baixou para 4,5 metros, as famílias retornaram. Durante o período em que estiveram no abrigo, as famílias receberam apoio da Prefeitura de Imperatriz (alimentos, material de limpeza, consultas e exames). As residências também foram borrifadas contra insetos e roedores.
Os outros municípios em situação de risco e que estão recebendo orientações, são: Trizidela do Vale, Marajá do Sena, Caxias, Pedreiras, Cantanhede, Nina Rodrigues, Lago dos Rodrigues, Coroatá, Conceição de Lago Açú e Lago do Junco.
“Nós temos um plano de enfrentamento de desastres naturais que é baseado no planejamento de cada ação que deve ser feita por cada área dentro e fora da Secretaria de Estado de Saúde. É feito um trabalho conjunto com os municípios que estão vulneráveis para minimizar os danos que as enchentes podem trazer para a população, vacinando, ofertando hipoclorito, agua potável”, afirmou a chefe do Departamento de Epidemiologia da SES, Lea Costa
A representante do Comitê Estadual de Saúde em Desastres, Daniela Melo, apresentou as ações intersetoriais e integradas que devem ser executadas de acordo com o Plano de Contingência para Emergência em Saúde Pública por Enxurradas e Inundações no Maranhão.
“Estamos analisando a situação para implementarmos o plano e produzirmos respostas de acordo com o contexto de cada município, pois sabemos que esses eventos afetam a população e atingem direta e indiretamente a saúde humana e o ambiente, e precisamos agir com estratégias que contemplem ações de promoção, de vigilância e de assistência à saúde” disse.
As principais ações a serem adotadas pelas áreas integrantes do Comitê de acordo com o Plano de Contingência para Emergência em Saúde Pública por Enxurradas e Inundações do Maranhão, são medidas intersetoriais e respostas coordenadas, estabelecimento de comando frente a situação de emergência, normatização do processo de trabalho, identificação dos fatores de risco e das populações vulneráveis ao risco, análise e informações relevantes para nortear a tomada de decisões, gestão financeira de logística e de pessoas, entre outras medidas.
Prevenção
Todas as Unidades Regionais de Saúde (URS), foram abastecidas com hipoclorito de sódio pela Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES. Esta semana uma segunda remessa do produto está sendo encaminhada para as regionais.
Comentários do Blogger
3 Comentários
O asfalto do povoado Palmeiral vai sair quando heim responde aí ex prefeito kkkkkkkk
ResponderExcluirNa lama e na poeira queremos o asfalto do povoado Palmeiral de qualquer maneira
ResponderExcluirArrocha aí galera do asfalto kkkkkkkk
ResponderExcluir