Juiz de Esperantinópolis realiza seminário sobre Brasil 50 anos após a ditadura
Por iniciativa do juiz Rômulo Lago e Cruz, em parceria com o Pólo Darcy Ribeiro, da Universidade Estadual do Maranhão e a União Interamericana de Direitos Humanos, será realizado nos dias 9, 10 e 11 de junho o seminário “Governos Militares: o Brasil 50 anos depois”. A solenidade de abertura ocorrerá dia 9, às 18h, no Fórum da referida comarca, e contará com a presença do vice-presidente da AMMA, juiz Ângelo Alencar.
O juiz Rômulo Cruz explica que o seminário tem como objetivo principal discutir o passado e as marcas profundas que o regime militar deixou na história do povo brasileiro. “É mais do que um olhar para o passado, é um convite para pensar o futuro e para construí-lo desde o presente, chamando atenção para as lições aprendidas durante “os anos de chumbo” para se edificar desde hoje uma nova nação”.
Na avaliação do juiz Ângelo Alencar, o seminário será de extrema importância porque proporcionará aos participantes pensarem e discutirem um passado difícil que foi a ditadura, ao mesmo tempo em que convidará a sociedade a participar da rediscussão de todo o processo de reestruturação do país pós-ditadura.
O seminário terá como público alvo estudantes dos cursos de graduação da Uema e das escolas de 3º ano de ensino médio, assim como a população em geral. As inscrições serão gratuitas e poderão ser realizadas no Fórum e no Pólo Darcy Ribeiro, da Uema.
PROGRAMAÇÃO
Durante a solenidade de abertura será proferida conferência do ministro aposentado do STJ, Edson Vidigal, que também é professor de Direito da UFMA e advogado. Na terça-feira a programação terá início ás 8h, com oficinas, apresentação de documentário, poemas e músicas censuradas à época da ditadura.
Em seguida, haverá a Mesa Redonda sobre o tema “Repressão nas Liberdades Individuais no Brasil em Ditaduras”, com a participação da ex-deputada, promotora de justiça aposentada e advogada Helena Barros Heluy, do jornalista e escritor Roberto Kenard e do Procurador da República Israel Gonçalves Santos Silva, que discorrerá sobre a investigação dos crimes ocorridos durante o período da ditadura militar.
No mesmo dia ainda haverá apresentação de documentários e oficinas sobre o tema “os efeitos psicológicos da tortura”, pelo psicólogo Eliandro Araújo, do TJMA; “Mártires da Ditadura: heróis da resistência”, e mesa redonda às 15h sobre o tema “Ditadura no Maranhão: a Terra das Palmeiras nos anos de Chumbo”.
A programação da terça-feira será encerrada com a Mostra de Cinema “Resgatando Memórias”, exibindo os filmes “Batismo de Sangue, “O que é isso Companheiro?”, “Lamarca” e “O ano em que meus pais saíram de casa”.
Na quarta-feira (11), último dia da programação, haverá novas oficinas, mesa redonda sobre os temas “Resistência Política e Transição para a Democracia” e “Ditadura e Sociedade: os atores do processo histórico”, cujo palestrante será o deputado estadual Bira do Pindaré. A conferência de encerramento será proferida pelo juiz Márlon Reis, um dos criadores da Lei da Ficha Limpa e membro do Movimento de Combate à Corrupção. Um ato público, às 18h, na praça Galdino Carneiro, marcará o encerramento do seminário.
Comentários do Blogger
2 Comentários
IMPORTANTE E BRILHANTE EVENTO PÚBLICO EM NOSSA CIDADE.
ResponderExcluirO Seminário realizado aqui em Esperantinópolis foi de alta importância para todos. Muitos esclarecimentos foram feitos acerca do Regime Militar. palestrantes renomados do mundo jurídico e outros segmentos mais abrilhantaram o evento e explanaram sobre esse registro do Brasil nos tempos da chibata, cassetete, cela, tortura e chumbo. Entra para a história da nossa cidade, da nossa região e do Maranhão esse seminário, cuja participação da comunidade, dos jovens, dos estudantes, educadores e tantos outros mais foi a base principal para o sucesso alcançado. O Judiciário local junto com os organizadores do evento pioneiro estenderam as mãos com a comunidade e assim o registro fica marcado nas páginas da nossa história e sempre será lembrado. Parabéns a todos. (ELISEU NASCIMENTO)
ResponderExcluir