Governadora exonera 13 secretários, nomeia sete substitutos e deixa três auxiliares respondendo por seis pastas.
Gilberto Léda
Foto: Biaman Prado
Governadora Roseana Sarney
A governadora Roseana Sarney (PMDB) começou a efetivar ontem a reforma administrativa que dará a secretários pré-candidatos a cargos eletivos as condições de elegibilidade para o pleito de outubro deste ano. Por meio de nota oficial, o Governo do Estado oficializou a saída de 13 auxiliares da governadora, que fará hoje, às 15h, um pronunciamento sobre as mudanças na equipe. A troca dos secretários indica que Roseana deve permanecer no cargo até o fim do mandato, embora ela tenha até hoje para decidir seu futuro.
A grande novidade da lista foi a confirmação de que o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad (PMDB), desistiu de desincompatibilizar-se para disputar a reeleição para o cargo de deputado estadual e permanecerá à frente da SES. Além disso, ele foi designado pela governadora para responder, momentaneamente, pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), cujo titular, Aluísio Mendes (PSDC), deve tentar uma candidatura a deputado federal.
Na Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) assume José Raimundo Frazão Ribeiro, adjunto que ocupará a vaga de Luis Fernando Silva, pré-candidato do PMDB ao Governo do Estado. Na sua despedida, o auxiliar destacou o empenho da governadora pela conclusão do programa rodoviário e pelo cumprimento da meta de ligar todos os municípios maranhenses por asfalto.
"Não tenho dúvida que a determinação da governadora, o compromisso que ela tem com o estado e a decisão política que ela tomou de realizar o maior programa rodoviário da história do Maranhão é o que constituiu o norte para que todos nós nos engajássemos neste propósito", disse José Ribeiro.
Casa Civil - A primeira troca a ser formalizada por Roseana Sarney ocorreu na Casa Civil. Ainda na tarde de quarta-feira, ela manteve reunião no Palácio dos Leões com o então secretário João Abreu (PMDB) e a secretária de Cultura, Olga Simão, quando acertou a nomeação de Anna Graziela Costa para a vaga do peemedebista.
A nova secretária é advogada, foi a mais jovem conselheira estadual da seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA) e acumulará a função com o cargo de presidente da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB). A posse ocorreu ontem, com a participação de João Abreu, que fez a transmissão do cargo.
A maioria dos novos secretários já integrava o quadro administrativo do governo. É o caso de Marcos Fernando F. S. Jacinto, adjunto que ficará no lugar de Fábio Gondim (PT) - pré-candidato a deputado federal - na Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep); e de Akio Valente, substituto de Cláudio Trinchão (PSD) na Fazenda (Sefaz) - outro que tentará vaga na Câmara dos Deputados.
Já Silvano Neto substitui Hildo Rocha (PMDB) na Secretaria de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid); Fernando Lima fica no lugar de José Costa (PT) na Ciência e Tecnologia (Sectec); e Pamela Batista dos Santos substitui Rodrigo Comerciário (PT), na Articulação Institucional.
Nas secretarias de Articulação Política, Juventude e Assuntos Estratégicos ainda não estão definidos os substitutos de Ricardo Archer Filho, Paulo Marinho Jr., e Alberto Franco, todos do PMDB.

Três auxiliares vão acumular o comando de secretarias

Enquanto não define os substitutos definitivos dos secretários de Segurança, Aluísio Mendes (PSDC); de Educação, Pedro Fernandes (PTB), e de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy (PT), a governadora Roseana Sarney (PMDB) deixou nas mãos de três auxiliares que já comandas secretarias no Executivo a responsabilidade de responder momentaneamente pelas três pastas.
O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad (PMDB), tocará a Segurança; o de Orçamento e Planejamento, João Bernardo Bringel, a Educação; e Claudeth Ribeiro, atual titular da Igualdade Racial, responderá pelo Trabalho.
A O Estado, Murad disse que cumprirá papel agregador. "Tenho boa relação com todos os comandantes da PM, dos Bombeiros e da Polícia Civil. Serei um agregador", disse. Ele tomará posse oficialmente hoje, às 10h30, no auditório da SSP.
Para Bringel - que já acumulou cargos na administração estadual antes (Educação e Ciência e Tecnologia) -, o desafio agora é maior. Ele disse, entretanto, confiar nas equipes das duas pastas que comandará.
"Não conversei com a governadora sobre prazo. Ela me fez um pedido e eu atendi. O desafio é grande, talvez maior do que antes, mas tenho nas mãos, agora, duas equipes muito competentes e confio muito no apoio de ambas", declarou.

Mais

O secretário de Estado do Turismo, Jura Filho (PMDB), chegou a ser apontado como um dos que deixariam o governo paras as disputas eleitorais. Mas acabou recuando e não se desincompatibilizou, desistindo de concorrer a cargo eletivo em outubro.

Os novos secretários

INFRAESTRUTURA (SINFRA)
José Raimundo Frazão Ribeiro – Nasceu em São Luís (MA). É formado em Engenharia Civil (Uema). Trabalhou na iniciativa privada até o ano de 2001. Em 2002, ingressou na Secretaria de Obras do Município de São Luís como superintendente de Obras Civis e Iluminação Pública. Depois, assumiu o cargo de secretário-adjunto. Em 2009, foi nomeado secretario-adjunto de Obras, Urbanismo e Habitação da Prefeitura Municipal de São José de Ribamar. Desde março de 2013, estava na função de subsecretário da Sinfra.
CIDADES E DESENVOLVIMENTO URBANO (SECID)
Antônio Manoel Silvano Neto – Nasceu em Teresina (PI) e mora há mais de 20 anos em São Luís. É arquiteto urbanista formado pela Uema. Iniciou a carreira na Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), onde trabalhou na obra dos berços 100 e 108. Também foi Supervisor de Projetos e Orçamentos e, depois, superintendente de Engenharia da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Era adjunto de Desenvolvimento Urbano da Secid.
GESTÃO E PREVIDÊNCIA (SEGEP)
Marcos Fernando F. S. Jacinto - Nasceu em São Luís (MA). É Engenheiro pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas – RJ; especialista em Marketing Estratégico pela ESPM/SP e com extensão em Gestão Estratégica na University of Virginia – USA; iniciou sua carreira profissional, por intermédio de um concurso público no Ministério da Justiça, em Brasília. Com vivência nas áreas de Gestão Estratégica e Operações, possui mais de 10 anos de experiência profissional em empresa multinacional do grupo da United Technology Corporation. Ele ocupava a função de subsecretário na Seplan.
CASA CIVIL (CC)
Anna Graziella Santana Neiva Costa - Nasceu em São Luís (MA). É advogada por formação e iniciou a carreira pela Comissão de Jovens Advogados, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB - Seção Maranhão). Foi eleita a mais jovem Conselheira Estadual da OAB-MA. Atualmente, é presidente da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB).
FAZENDA (SEFAZ)
Akio Valente Wakiyama - Nasceu em Belém (PA) e há mais de 20 anos mora no Maranhão. Bacharel em Ciências Contábeis e Direito, com pós-graduação em Análise e Projetos de Sistemas, Contabilidade Avançada e MBA em Direito Tributário. Foi gestor chefe da Unidade de Tecnologia da Sefaz (1999 a 2000); gestor-chefe da Célula de Gestão de Pessoas e Administração (2001 a 2009); e Secretário Adjunto (2010 a 2014).
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR (SECTEC)
Fernando Antônio Carvalho de Lima - Nasceu em São Luís (MA). É graduado em Engenheira Elétrica. Professor doutor do Departamento de Engenharia Elétrica do IFMA (desde 1994). Coordenador e fundador do curso de Engenharia Elétrica do IFMA. Mestre em engenharia elétrica pela Universidade Federal do Maranhão (1997). Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (2003). Foi diretor de Relações Empresariais do IFMA (2004-2009), pró-reitor de Extensão e Relações Institucionais do IFMA (2009-2010). Era secretário adjunto de Ensino Profissionalizantes e Inclusão Social da Sectec-MA e coordenador executivo do Programa Maranhão Profissional.
ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL
Pamela Batista dos Santos - Nasceu em São Luís (MA). Formada em Ciências Sociais e Direito, com pós-graduação em Direito e processo do Trabalho e em Direito Tributário. Foi coordenadora do Projeto Rendeiras no município de Raposa. Trabalhou na implantação do Programa de Regularização Fundiária no Município de Barreirinhas (2014) e teve atuação no Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás no Maranhão (Comefc).
Titular da SEPLAN e Responde pela SEDUC
João Bernardo Bringel, nascido em 6 de abril, em Manaus (AM). Administrador formado pela Universidade Católica de Brasília. Ocupou os cargos de diretor do Departamento de Programas Econômicos e de Programas Sociais. Foi secretário de Orçamento Federal, na Secretaria de Orçamento Federal. Desde 2005 ocupava o cargo de secretário-executivo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Titular da SEIR e Responde pela SETRES
Claudett de Jesus Ribeiro, formada em Geografia, História e Direito; Mestre em Administração de Sistemas Educacionais; Especialista em Planejamento e Administração de Sistemas Educacionais e Sociologia; Especialista em Desenvolvimento Internacional Partners of America; Consultora do Unicef, PNUD, BID, Banco Mundial, IFAN e Fundação Josué Montello.
Titular da SES e Reponde pela SSP
Ricardo Jorge Murad nasceu em São Luís (MA). Foi deputado estadual e deputado federal. De 2003 a março de 2004 comandou a Gerência Metropolitana de São Luís. Foi secretário de Saúde, no período de abril de 2009 a abril de 2010, iniciando um processo de reestruturação do sistema estadual de saúde por meio do Programa Saúde e Vida. Em fevereiro de 2011 reassumiu a SES

Comentários do Blogger

0 Comentários