Compartilhe essa Notícia:

Já dizia Sir Artur Lewis: “Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido.” 


A convite do amigo Totota, estive conhecendo algumas escolas na cidade de Bernardo do Mearim, que serão inauguradas em breve e, confesso, que fiquei extasiado com a qualidade da estrutura física de cada uma. 


Nosso país não tem uma cultura de investimento em educação, tal qual países como Coreia e Japão, onde as escolas recebem uma atenção especial com altos investimentos estruturais e tecnológicos. É muito comum, no Brasil, presenciarmos escolas sem quadras de esportes, sem pátios e com pouco espaço para que as crianças tenham condições de desfrutar de momentos típicos e característicos de sua idade. 


O que observei nas escolas visitadas foi a adoção de um padrão de qualidade nas Construções. 

Na companhia do esposo da prefeita Eudina, Totota, visitei algumas das escolas na zona rural e urbana algumas já concluídas; outras passando por acabamentos finais.


Outro fator que muito chamou a atenção foram as quadras de esportes nestas escolas, foram construídas 7 quadras com arquibancadas e alambrados para benefício dos alunos. O esporte é um grande aliado da educação e pode contribuir no processo de formação cidadã destes alunos, afastando os das drogas e marginalidade. 


Este intercâmbio me proporcionou aquisição de novos conhecimentos que canalizarei em minha bagagem profissional, uma boa troca de conhecimentos em prol da educação. 


Ao todo a prefeitura de Bernardo do Mearim estará inaugurando 16 escolas e duas creches, muitas delas levantadas do zero, a maioria delas com quadras de esportes na escola, ao todo 7 quadras de esportes. 


A educação no Brasil, pós pandemia, vai exigir escolas mais arejadas e com pátios amplos, fato que me chamou a atenção naquelas escolas.


Quem mais ganhará com isso são as crianças, as famílias, os funcionários, professores e toda a comunidade que colherá os frutos no futuro. 

Um belo exemplo de aplicação de políticas públicas educacionais, digno de ser divulgado e replicado.

Matéria: Blog Joaquim Filho







Comentários do Blogger

0 Comentários