Compartilhe essa Notícia:

Equipes do Centro Tático Aéreo (CTA) iniciaram a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e outros insumos para profissionais de saúde que atuam no combate ao novo coronavírus nos hospitais regionais e macrorregionais do interior do Maranhão. 

Helicóptero do CTA está entregando EPIs em reforço às ações de controle da Covid-19 no município de Presidente Dutra, uma das maiores cidades da região central do Maranhão. 

O secretário de Estado de Saúde (SES), Carlos Lula, usou as redes sociais para divulgar a operação: “Nossas equipes de Presidente Dutra recebendo equipamentos de proteção individual (EPI). Compromisso que seguimos cumprindo”.

De acordo com o diretor do CTA, tenente-coronel Luis Magno Lima da Silva, esse tipo de operação será adotada em casos de urgência e enquanto durar o estado de calamidade pública decretado em virtude da pandemia do coronavírus. 

“A operação é contínua. Enquanto perdurar o estado de calamidade, estaremos com a nossa estrutura disponível. Toda a equipe está consciente de suas atividades”, ressaltou o diretor. 

Vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), o CTA dispõe de bases em São Luís, Presidente Dutra e Imperatriz. Cada uma com helicóptero, além de um avião na unidade instalada na capital. Os 104 servidores da corporação podem ser mobilizados para esse tipo de operação, que pode levar em caráter emergencial cerca de 500 kg de insumos para qualquer região do estado.

“A maior quantidade de material são os EPIs descartáveis que os profissionais de saúde utilizam. Cada unidade precisa fazer essa reposição. Com o aumento das atividades médicas, há maior necessidade de reposição”, explica o tenente-coronel. 

“União de todos por uma única causa”

Em postagem nas redes sociais, o governador Flávio Dino destacou o trabalho do CTA no enfrentamento ao vírus.


“Equipe do nosso Centro Tático Aéreo, da Segurança, entregando mais equipamentos de proteção aos profissionais de saúde nos hospitais regionais e macrorregionais do Maranhão. União de todos por uma única causa: enfrentar e vencer o coronavírus”, disse Flávio Dino. 

Além das operações aéreas, a Secretaria de Saúde vem realizando a entrega de EPIs por via terrestre nos municípios, como explica o diretor do CTA. 

“Carros da secretaria vem realizando as entregas, mas quando há uma necessidade emergencial aí é que entra o trabalho aéreo”, detalha. 

Nesta quinta-feira (26), aeronave do CTA entregará equipamentos ao Hospital Macrorregional de Coroatá, onde estão sendo instalados leitos adicionais de UTI para casos de coronavírus.

Comentários do Blogger

0 Comentários