A Geração Ansiedade: Por Josenilde Brasil
Nunca se viu uma geração com tanta facilidade de comunicação e tão solitária; com um potencial tão grande para a tecnologia e com tanta dificuldade para interação social; uma geração cheia de conquistas desde a comunicação acelerada até as descobertas científicas inusitadas, contudo, a geração atual é a mais ansiosa, solitária e depressiva de todos os tempos, e a pergunta que não se cala é: por quê?
Se você tem 30 anos ou mais provavelmente já sentiu uma certa inveja da rapidez com que adolescentes e crianças teclam em seus smartphones ou da facilidade com que fazem várias coisas ao mesmo tempo - ouvir música no Spotify, "curtir" postagens no Facebook, conversar pelo WhatsApp, ver vídeos no YouTube - tudo pelo celular. Mas essa intimidade com a tecnologia não garante só vantagens aos "centennials", como são chamados os nascidos entre 1996 e 2010. Também conhecida como geração Z, essas pessoas, hoje com 22 anos no máximo, também sofrem os efeitos da digitalização crescente no dia a dia.
No Brasil, 35% da geração Z alega já ter sofrido depressão em alguma fase da vida - um número alarmante para crianças, adolescentes e jovens de vinte e poucos anos - e 57% diz conhecer alguém da sua idade que sofre da doença, segundo uma pesquisa inédita da consultoria Consumoteca. Ao todo, 55% dos entrevistados se definem como "ansiosos" ou "muito ansiosas.
Trabalho com adolescentes na educação há anos e nunca tive que presenciar tantos alunos com crises de ansiedade, tristes, desfocados das aulas, dependentes do celular, jovens que precisam manusear o celular constantemente e quando são chamados a atenção reagem com muita irritação e grosseria, o que ao meu entendimento parece muito com a dependência das drogas, o que alguns especialistas já comprovaram de que o apego excessivo ao celular e a abstinência do mesmo pode ter o mesmo efeito causado pelas drogas.
É claro que alguns jovens podem está com sequelas dessa doença miserável (covid-19), porém percebe-se pelas reações de boa parte dos jovens que o celular tem contribuído para muitos transtornos psicológicos fora o atraso na aprendizagem, visto que a maioria não o utiliza para pesquisar e aprender algo útil para vida.
É triste ver jovens bonitos, inteligentes, cheios de vida, perdendo o melhor da vida com crises constantes de ansiedade como tenho contemplado. A Bíblia Sagrada nos diz em Filipenses 14.6 “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.” Sei que não é fácil diante de um contexto desolador como o atual, não sentir ansiedade, medo, insegurança, todavia há um Deus que está no controle e acima de tudo nos amou e ama, pois já provou na cruz quando Deus Filho se entregou por nós
Portanto é aos pés da cruz que devemos lançar nossos temores, angústias, tristezas e ansiedade porque Ele pode trazer calmaria em meio à tempestade. Entreguemos nossos cuidados a Deus porque Ele tem cuidado de nós. “O Senhor é refúgio para os oprimidos, uma torre segura na hora da adversidade. Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, Senhor, jamais abandonas os que te buscam. Salmos 9:9-10.
Que Deus tenha misericórdia de nossos jovens e os proteja do mal!
Adquira meu livro: Pensamentos em Poesia (Josenilde Brasil) nas lojas Americanas, Submarino e Amazon.
Comentários do Blogger
0 Comentários