As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2019 iniciaram nesta segunda-feira (6) e ficarão abertas até o dia 17 de maio. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro deste ano.

Para participar do ENEM, o candidato deve estar matriculado no terceiro ano do Ensino Médio, da rede pública ou particular, ou já ter concluído esse grau de formação. Se o estudante ainda não possui o nível exigido, poderá se inscrever como “treineiro”, que faz a prova apenas para avaliar o seu conhecimento. Nesse caso, o participante não poderá utilizar o resultado do exame para entrar em universidades.

O ENEM dá oportunidade para muitos estudantes ingressarem no ensino superior. A pontuação no exame pode ser utilizada para obtenção de bolsa pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para ingressar em universidade pública pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Com os pontos alcançados no exame, o estudante ainda poderá adquirir financiamento estudantil pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) e entrar de forma direta em Instituições de Ensino Superior particular sem precisar de outro processo seletivo.

Para o ENEM 2019, a Secretaria de Estado da Educação desenvolverá uma série de atividades nas escolas da rede estadual, por meio do #PartiuENEM. Entre as ações estão: simulados, aulões preparatórios aos finais de semana e durante as férias escolares no mês de julho, palestras, atividades culturais, esportivas e de lazer, entre outras.

Isenção

Os estudantes que solicitaram a isenção da taxa também precisam se inscrever. Os resultados foram divulgados na última quinta-feira (2) no Sistema ENEM, bastando o candidato fazer login para acessar o resultado.

Comentários do Blogger

0 Comentários