A Câmara Municipal de Esperantinópolis debateu a segurança pública na sessão desta quarta-feira, 15, com a presença do Major Mauricio Carvalho, comandante do 19º Batalhão da Policia Militar, localizado em Pedreiras; do Major Jean James, subcomandante do Batalhão e do Sargento Juvenil Vieira, comandante do 4º Pelotão de Esperantinópolis.

Os vereadores debateram sobre drogas, roubos de motos, uso de capacete, dentre outros assuntos. O vereador Lula falou sobre o uso da moto na região como ferramenta de trabalho do homem do campo que, segundo ele “precisa deste meio de transporte para se deslocar até a cidade com criações ou outros tipos de produção para vender”, salientando que estes estão ficando com receio de trafegarem por conta do alto índice de roubos de motos na região.

O mesmo parlamentar indagou a possibilidade de flexibilização da exigência do uso do capacete na zona urbana, a fim de inibir ações de bandidos que se escondem atrás do capacete para efetuar seus crimes, ao que foi respondido pelo Major Maurício que, por tratar-se de uma Lei Federal, precisa ser cumprida integralmente, e certificou que o trabalho para diminuir a criminalidade no Município está sendo bem feito pelo comando local, que já apresenta resultados, mas ressaltou a dificuldade da Policia Militar devido ao pouco efetivo da região.

O vereador Braqueara chamou atenção para o fato de Palmeiral ser uma das principais rotas de fuga de bandidos, devido à travessia do rio Mearim, que dificulta a perseguição policial, e cobrou a instalação de um Posto Policial naquele povoado. 

Sobre o trabalho de investigação sobre as drogas em Esperantinópolis, por parte da Policia Civil,  houve críticas, mas o comandante da PM ressaltou que o trabalho está sendo feito, e que a sociedade verá os resultados. “Investigação é feita cuidadosamente, sob sigilo e o resultado todos verão na hora certa”, disse o Sargento Juvenil.

Enfim, os vereadores presentes debateram estes pontos específicos, mas uma coisa ficou muito clara: faltam policiais na região. O Major Maurício colocou que está trabalhando com um contingente de policiais bem abaixo do necessário, mas reiterou que o governador está tomando providência neste sentido, através da convocação de concursados e novos certames para a formação de mais policiais. “Temos 14 municípios na nossa regional e nenhum deles está com quantidade de policiais suficientes”, afirmou o Major.

A atuação do comandante de Esperantinópolis, Sargento Juvenil foi bastante elogiada pelo seu comandante e pelos vereadores. Segundo Major Maurício, ele após sete meses de atuação no Município já diminuiu o índice de criminalidade e apreendeu motos e um grande número de armas; os vereadores ressaltaram seu comportamento e seu espírito de trabalho em cooperação com as autoridades e o respeito pelas pessoas da comunidade.


O presidente da Câmara Municipal, Chiquinho Boa Vontade considerou importante e proveitosa a reunião e promete ampliar este debate em audiências públicas com a comunidade, mas lamentou a ausência da Polícia Civil, que segundo ele, também foi convidada para a sessão de hoje.



Comentários do Blogger

0 Comentários