Estado intensifica serviços direcionados às mulheres durante o mês de março
O trabalho conjunto será iniciado neste mês, a partir da capital maranhense, com uma vasta programação do governo do Estado em parceria com a Prefeitura de São Luís, além de outros órgão e instituições. Em São Luís, as atividades serão realizadas a partir desta segunda-feira (02) e seguem durante o mês, por ocasião das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 08 de março.
Já no interior do estado, os serviços serão levados por meio do Programa ‘Mulher Maranhense’, se estendendo prioritariamente aos municípios com menor IDH e, em seguida, aos outros municípios, com a meta de abranger as mulheres maranhenses de todas as partes do estado. A programação descentralizada segue a orientação do governador Flávio Dino em estender as ações da administração estadual a todos os maranhenses.
Outra ação importante garantida, a partir de parceria com a Vale, que também será iniciada no mês de março é o trabalho de conscientização do Programa ‘Viagens em Tom Lilás’, que precede abordagens no trem de passageiros da Vale, que recebe diariamente cerca de 1.500 pessoas.
A largada oficial do governo do Estado para as atividades alusivas ao mês de março ocorrerá nesta terça-feira (03), no Palácio Henrique de La Rocque, com o lançamento da Oficina Estadual ‘Direito à Saúde: uma conquista das mulheres, uma política de estado’, evento que terá a participação do secretariado estadual, de gestores municipais e de organizações de mulheres de todo o Maranhão.
Combate à violência
Para reduzir os índices de violência contra a mulher no interior do Maranhão, a Secretaria de Estado da Mulher (Semu) vai operacionalizar uma pactuação com os órgãos estaduais e estreitar as relações com os municípios, levando a discussão da aplicabilidade plena da Lei Maria da Penha e articulando para que cheguem a todas as mulheres maranhenses os serviços previstos no Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e no Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM).
Com a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), por exemplo, foi estabelecida uma parceria que beneficiará três mil mulheres da zona rural com um sistema produtivo da Embrapa chamado Sisteminha, garantindo tecnologia de produção integrada de alimentos. Será proporcionada a aquisição de 100 Sisteminhas por cidade, priorizando os 30 municípios com menor IDH. A iniciativa é um marco importante para estimular a autonomia econômica das mulheres do campo.
Na Unidade Prisional de Ressocialização, as mulheres apenadas também serão beneficiadas com ações de garantia dos seus direitos ao resgate social, saúde e capacitação profissional. A Semu está operacionalizando várias iniciativas nesse sentido, com destaque para a implantação de uma cozinha industrial completa com qualificação para as apenadas.
A Semu também realizará, em comemoração ao Dia internacional da Mulher, o evento ‘Café Literário’, no dia 09 deste mês, que contará com a distribuição dos kits ‘Diário de uma Vida’ (caderno, caneta, etc), a apresentação de um recital de poesia com uma performance da poetisa Lucia Gato, exposição e distribuição de livros para leitura, além de palestras sobre auto-estima e aplicabilidade da Lei Maria da Penha.
Fonte: O Imparcial
Comentários do Blogger
0 Comentários