Voltando ao assunto da conturbada eleição (melhor dizendo: eleições) da Câmara de Vereadores de Lago da Pedra, hoje, pode-se afirmar que o município tem dois presidentes da Câmara Municipal, os vereadores eleitos Moisés do Lago Preto e Lorena Coelho.

No dia 1º, a sessão solene, onde seria votado no plenário a escolha da nova Mesa Diretora, incluso o novo presidente para o biênio 2014-2015, foi marcada por inúmeras confusões envolvendo os próprios vereadores e algumas pessoas mais exaltadas da galeria. Em meio ao tumulto, a divisória composta principalmente de vidro e que dividia a galeria do plenário, foi derrubada.  Policiais militares que estavam guarnecendo a segurança da sessão na Câmara, temendo uma invasão de populares ao plenário, agiram rápido e esvaziaram a galeria usando gás de pimenta.

A confusão e destruição no recinto da Câmara tornou impossível a realização da sessão solene para eleger a nova Mesa Diretora naquele local. Cadeiras reviradas, pedaços de vidros por toda parte e o ar estava contaminado com o sufocante spray de pimenta. Outro detalhe que tem que ser levado em conta: na queda da divisória, os dois blocos da Câmara ficaram momentaneamente desfalcados: o vereador Pablo Sales da bancada oposicionista saiu com o rosto ferido e o vereador Marcão da bancada governista sentiu-se mal e foi preciso ser atendido por uma profissional de saúde. Com dois vereadores a menos, não haveria condições da realização da sessão, - que até aquele momento, com mais de das horas de atraso não havia sido iniciada; ainda assim, uma hora depois do esvaziamento da Câmara, foi dado início há duas sessões que resultaram na escolha surpreendentes de dois presidentes para presidir uma mesma Câmara.

Eleição dos Vereadores governistas

Lorena Coelho convocou os vereadores do bloco governista em seu gabinete, deu posse ao vereador suplente Gilberto e realizou uma eleição com esses sete: Gilberto, Marcão, Thiago Sá, Professor Nascimento, Erico Filho, Ananias Bezerra e a própria Lorena. A chapa encabeçada por Lorena recebeu esses votos e foi colocada em ata que ela, a vereadora  Lorena Coelho, foi reeleita para presidir a Câmara de Vereadores de Lago da Pedra para o biênio 2015-2016.

Eleição no gabinete da presidente da Câmat
Eleição dos Vereadores oposicionistas

Em outra parte da cidade, mas não muito longe da Câmara, os vereadores oposicionistas também se agrupavam numa praça; ao serem informados que a Lorena Coelho realizava uma eleição sem a presença deles, o grupo, orientado pelos seus advogados, também decidiu realizar uma eleição naquela local, a Praça. “O Regimento da Casa diz que eleição da Mesa Diretora pode ser realizada em local público fora da Câmara e a Praça do Mercado é um local público”, explicou o vereador Pablo com o rosto escondido entre dois curativos.

Eleição na Praça do Mercado
Os vereadores do bloco oposicionista, Zé Orlando, Julyfran Catingueiro, Henrique Paraibano, Pablo Sales, Ariel do Crediário, Wanessa Venceslau e Moisés do Lago Preto realizaram a sessão de votação na Praça Deputado Waldir Jorge, também conhecida como Praça do Mercado; nesta eleição, o vereador Moisés do Lago Preto foi novamente eleito presidente da Câmara Municipal de Lago da Pedra para o biênio 2015-2016. Ele foi eleito presidente para esse mesmo biênio numa eleição em 24 de outubro, porém, um desembargador do TJ-MA suspendeu aquela eleição.


A eleição realizada na Praça do Mercado terminou tarde, todos os vereadores discursaram após o pleito; mas prestes a encerrar o 1º dia do ano, a Câmara Municipal tinha dois presidentes, Lorena Coelho e Moisés do Lago Preto e 14 vereadores, somando os 13 eleitos direto em 2012, mais a inclusão do suplente Gilberto, empossado no cargo pela presidente Lorena Coelho.

Em rápida análise...

Se alguém me perguntasse quem de fato é o presidente da Câmara de Lago da Pedra ou se a vereadora Wanessa foi de fato afastada do cargo, eu diria o seguinte: todos esses imbróglios vão cair no colo da Justiça. A justiça decidirá quem é de fato o presidente da Câmara, Lorena ou Moisés, e se aceita a extinção do cargo da vereadora Wanessa por excessos de faltas. Caso opte pela presidente Lorena Coelho e deixe Wanessa no cargo, cria um impasse, porque Lorena foi eleita presidente com o voto do suplente de Wanessa, o Gilberto dos Três Lagos. Tudo está interligado. Há também que considerarmos o posicionamento da justiça; os vereadores do bloco da oposição estão ganhando as questões judiciais no fórum de justiça local; e os vereadores governistas tem sido bem sucedido no TJ-MA em São Luís; essa tendência vai continuar com o início do governo Flávio Dino? São indagações que precisamos ponderar nessas análises.

O certo é que hoje, a Câmara Municipal de Lago da Pedra tem 14 vereadores e duas Mesas Diretoras e dois plenários, o do Câmara e o da Praça do Mercado, merece ou não merece o apelido de Prosaica Câmara?

Mesa Diretora

Lorena Coelho – Presidente
Eurico Filho – 1º Vice – Presidente
Ananias Bezerra – 2º Vice – Presidente
Professor Nascimento – 1º Secretário
Marcão Ramos – 2º Secretário

Mesa Diretora

Moisés do Lago Preto - Presidente
Wanessa Venceslau – 1º Vice – Presidente
Julyfran Catingeiro – 2º Vice – Presidente
Pablo Sales – 1º Secretário

Ariel do Crediário  – 2º Secretário



- E na sua opinião, leitor do Blog do Carlinhos, qual é a verdadeira ou legítima Mesa Diretora da Câmara Municipal de Lago da Pedra?

Comentários do Blogger

1 Comentários

  1. TEM QUE ACABAR COM ESSA CÂMARA, EXTINGUIR OS CARGOS DOS VEREADORES E QUE A POLÍCIA TOME DE CONTA DO QUE ERA LEGISLATIVO. UMA PALHAÇADA E UMA CONFUSÃO SEM FIM. COMO NÃO PRESTA MESMO, ENTÃO ACABA, RESUME A NADA POIS DE NADA VALEM.

    ResponderExcluir