A Câmara de Vereadores de Esperantinópolis aprovou nesta quarta-feira, 12, em sessão ordinária, as contas do ex-prefeito Mário Jorge Silva Carneiro, referente ao ano exercício de 2010, que foram desaprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão.

Com o voto de nove vereadores, não houve a necessidade do voto do presidente, e ainda houve a ausência do vereador Leilson, os parlamentares aprovaram o voto do relator da matéria, vereador Chico Jovita, que pedia a aprovação das contas do ex-gestor.


O primeiro a se pronunciar sobre a aprovação das contas foi o vereador Lula, que fez uma defesa argumentando que também participou da gestão de Mário Jorge, e usou de um versículo bíblico para embasar seu voto favorável. “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”, com essas palavras o parlamentar argumentou que não poderia reprovar o ex-gestor, mas seu voto ajudaria a dar a ele o direito de andar de cabeça erguida no Município, pois, segundo ele, já havia desaprovado conta de gestores anteriores e não ficou com a consciência plenamente tranquila.


O vereador Lula, que é o líder do governo na Câmara, disse que o atual prefeito Dr. Raimundinho orientou sua bancada a votar livremente de acordo com suas consciências, atitude que, segundo Lula, fortalece a democracia em nosso Município. 

O vereador Gilson Vieira fez questão de citar obras da administração do ex-gestor, e com isso, também colocou-se favorável a aprovação das contas de Mário Jorge. Todos os vereadores que se pronunciaram teceram comentários de parcerias com o ex-prefeito, se manifestando a favor da aprovação de suas contas.

O relator da matéria, vereador Chico Jovita, foi enfático em seu discurso ao defender os prefeitos, que, segundo ele, muitas vezes são enganados por empresas que não concluem as obras e acarretam prejuízos ao Município, citando exemplos de seu governo, quando licitou o equipamento para a Biblioteca e não recebeu, tendo que arcar o mesmo orçamento com o dinheiro do Tesouro Municipal, perdendo a quantia paga à empresa que havia ganhado a licitação do projeto oficial
.
O ex-prefeito e vereador, também citou que os prefeitos muitas vezes erram tentando acertar, e que a política é um vício, o final, pediu que todos os seus pares votassem a favor da aprovação das contas do ex-prefeito Mário Jorge, pois ele teve duas contas desaprovadas e sabe do sabor amargo disso em sua vida.

ADVOGADO DO ALGOZ

O vereador Chico Jovita sofreu um grande baque quando viu suas contas serem desaprovadas na Câmara. Ele, que governou Esperantinópolis por oito anos, viu os vereadores, orientados pela assessoria do então prefeito Mário Jorge, a não aprovar as contas dele, Chico Jovita, de quem inclusive havia sido secretário de Finanças.

O hoje vereador Chico Jovita deu uma lição de perdão, ao ser um trabalhador e entusiasta da aprovação das contas do ex-gestor, que se não lutou para desaprovar suas contas, nada fez para impedir. O homem que hoje comemorava a aprovação das contas do ex-prefeito Mário Jorge, não parecia ser o mesmo que sofreu quando viu suas contas desaprovadas pelos vereadores liderados pelo ex-gestor, e mostrou que a política é tão dinâmica, que seu adversário de hoje pode ser o seu aliado de amanhã, ou ainda mais: que seu algoz de ontem pode ser salva da navalha hoje pelo seu voto.

Cabe ressaltar que os dois ex-prefeitos são primos e Mário Jorge foi secretário de Finanças de Chico Jovita, e indicado por ele candidato à sua sucessão. Depois de eleito, o ex-prefeito Mário Jorge rompeu com seu antecessor.

blog portal Esperantinopolis
 www.portalesperantinopolis.com

Comentários do Blogger

0 Comentários