Caiu como uma bomba no seio oposicionista a informação de que a presidente Dilma Rousseff (PT) havia confirmado à governadora Roseana Sarney (PMDB), na manhã de ontem, presença no ato de inauguração do mega complexo de produção de celulose da Suzano em Imperatriz.

 Os comunistas locais sabem que a proximidade entre a presidente e a governadora, mais do que mera formalidade do cargo, é sinal claro de que o PT e o PMDB, no Maranhão, estão cada vez mais próximos de reafirmar a aliança vencedora da eleição de 2010. Além disso, o evento de larga importância econômica para a cidade, o estado e o pais servirá para que Dilma e Roseana troquem, ainda que rapidamente, pela primeira vez pessoalmente, impressões acerca do apoio do PT à candidatura do PMDB ao Governo do Estado, nos termos do que já foi garantido pela própria presidente a líderes peemedebistas no início do mês. Com a aliança praticamente selada - faltando para isso apenas o cumprimento de detalhes formais de acordo com o que determina o estatuto do PT -, os oposicionistas veem cair a quase zero as possibilidades de ainda contar com Lula e Dilma em seu palanque na eleição de outubro. É isso aí.

Sem adversário


A procuradora-geral de Justiça, Regina Rocha, caminha para ser reeleita sem enfrentar adversário no pleito marcado para maio. Até ontem, nenhum outro nome se habilitou para disputar o comando do Ministério Público com a atual dirigente. Em tempo: a lista tríplice é a regra básica, mas se não houver mais dois postulantes, Regina Rocha poderá ser candidata.

No muro


Diante da proximidade das convenções, o PSDB é o único dos principais partidos maranhenses que ainda não definiu rumo a tomar em outubro. Dividido entre vários interesses, o tucanato não conseguiu representar no estado o maior partido de oposição no país. E terá que ser coadjuvante nas eleições, tentando garantir legenda para reeleger sua bancada parlamentar e ainda pedir votos para Aécio Neves.

Jogo duplo


Parece apenas parte do discurso público a argumentação da deputada Eliziane Gama (PPS) para justificar a claudicância da sua candidatura ao governo. Se quiser enfrentar os dissidentes, a parlamentar - que comanda a legenda no estado - tem o apoio da direção nacional e de boa parte dos membros do PPS. Mas tem se reunido nos bastidores comos líderes de PDT, PSB e PCdoB para formalizar sua adesão ao grupo.

Às escondidas


Eliziane Gama parece querer fazer parecer à opinião pública que foi forçada a enterrar sua candidatura por ter perdido apoio na legenda. Mas, na verdade, apenas orienta seu próprio grupo - Paulo Matos, Vieira Lima e Batista Matos - a se mostrar publicamente, enquanto ela própria atua nos bastidores. É uma forma de, também, dar a impressão aos aliados Clay Lago, Igor Lago, Wellington do Curso e os ex-históricos do PDT de que não tinha como resistir à pressão.

Defeso


O deputado federal Kleber Verde (PRB) saiu na frente para garantir o defeso dos pescadores maranhenses. Ele foi ontem ao Ministério da Pesca pedir ao novo ministro que mantenha a Instrução nº 15, que assegura o benefício no período em que a pesca é proibida. O Maranhão tem cerca de 35 mil pescadores que dependem do salário durante o defeso.

Liderança


O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez, seguiu ontem para Imperatriz. À frente de uma delegação de 18 capitães de indústrias e diretores da entidade para participar da solenidade de inauguração da fábrica da Suzano Papel e Celulose. No mesmo dia, Baldez estará presente na solenidade de posse da nova diretoria da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII)

Boa conversa


O promotor do Meio Ambiente, Fernando Barreto, recebeu ontem uma visita de trabalho da secretária de Estado de Meio Ambiente, Genilde Campagnaro. Sem pauta definida, os dois trocarem impressões sobre problemas ambientais do Maranhão, projetos em andamento e providências que precisam ser tomadas. O promotor Fernando Barreto gostou do que ouviu.

De novo


O neocomunista Raimundo Cutrim voltou a criticar o complexo industrial da Suzano, que será inaugurado hoje em Imperatriz. A crítica soa estranho, porque Cutrim acompanhou todo o processo de implantação da fábrica e nunca deu um pio sobre o assunto. De repente, tenta se tornar paladino de uma causa sem pé nem cabeça. Huuuuuum.

Evasão?!


O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Carlos Rogério, afirma que o sistema de transporte coletivo opera com uma evasão de receita da ordem de R$ 2,5 milhões. Segundo o titular da SMTT, o problema preocupa o município e em especial o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SET). - Essa evasão incide diretamente no sistema de gratuidades do cartão de transporte - observou.

Para corrigir


O secretário municipal de Urbanismo, Diogo Lima, confirmou ontem, em audiência na Câmara de São Luís, que o Instituto da Cidade (Incid) está finalizando a revisão do Plano Diretor da capital e da Lei de Zoneamento. Ele destacou que a meta é entregar o novo projeto ao Legislativo até o dia 20 de junho. Segundo o secretário, a defasagem da legislação gera distorções e injustiça, que precisam ser corrigidas.

E MAIS


Muda hoje, em ato no Rio Poty Hotel, o comando da Polícia Federal no Maranhão. Sai o delegado Cristiano Sampaio e assume o delegado Alexandre Saraiva.

Os deputados Magno Bacelar e Rigo Teles, ambos pertencentes ao PV, discursaram ontem destacando a importância das UPAs no Maranhão.

A deputada Eliziane Gama (PPS) critica a prisão de policiais que se excedem na militância sindical na corporação. Mostra-se a favor da desobediência.

A secretária de Estado da Mulher, Catharina Bacelar, assumiu terça-feira a presidência da Coordenação Executiva do Conselho Estadual da Mulher (CEM).

Está redondamente enganado quem pensou que a pré-candidatura de Lobão Filho ao Senado seria um balão de ensaio.

Forte  O ESTADO DO MARANHÃO

Comentários do Blogger

0 Comentários