Compartilhe essa Notícia:

 

Comitiva do Governo cumpriu agenda de entregas em Tuntum, Dom Pedro e Colinas (Foto: Divulgação)

“É o que eu sempre sonhei, uma educação igualitária. E para ser igual a gente precisa de um ambiente que possa atender aos nossos anseios, não só como professor, mas também enquanto ser humano. E hoje eu sei que aqui, com esses novos ambientes, vamos oferecer um ensino com mais qualidade e nossos alunos vão se desenvolver e aparecer no cenário maranhense e nacional. Agradeço ao governador Flávio Dino, ao vice-governador Carlos Brandão e ao secretário de Educação Felipe Camarão, por trazerem para Colinas – depois de 35 anos – uma nova história. Para vocês, meu muito obrigada”. O emocionado depoimento é de Rita Coutinho, professora de Língua Portuguesa do Centro Educa Mais Maria José Macedo Costa, escola de tempo integral entregue reformada e ampliada, pelo Governo do Maranhão, nesta segunda (9), em Colinas.

Fundada há 35 anos, como Unidade Escolar Maria José Macedo, a unidade escolar nunca havia passado por reformas significativas, tendo recebido reparos de requalificação em 2018, após pedidos da gestão escolar ao Governo do Estado. 

“A nossa escola era uma escola onde existiam muitos entraves, porque o teto tinha problemas, nós tínhamos problemas com a iluminação, a falta de estrutura nos banheiros. Então, era uma escola em que tínhamos o pedagógico funcionando, mas a estrutura trazia todas as dificuldades para a realização de um bom trabalho”, relembra Rita.

Biblioteca com novo e catalogado acervo; laboratórios de Matemática e Física, Química e Biologia, equipados e com ferramentas pedagógicas que favorecem a prática escolar de estudantes e professores; refeitório e ambientes climatizados e dignos, essa é a nova realidade do Educa Mais ‘Maria José Macedo Costa’, transformado em escola de tempo integral no início de 2020.

A gestora geral do Educa Mais, Telly Martins, conta que agora sim os mais de 450 estudantes do Ensino Médio, sendo 119 de tempo integral, têm espaços dignos onde podem entrar e ter prazer em ficar, e o sentimento da comunidade escolar hoje é de gratidão. 

Farol do Saber de Dom Pedro (Foto: Divulgação)

“Nós já vivemos dias muito difíceis, em que os alunos sentavam em tijolos e apoiavam seus cadernos nas costas dos colegas para concluir uma avaliação. Chegou um momento em que mães tiraram seus filhos dessa escola por acharem que o ambiente não era compatível com seus filhos. E isso nos deixavam com uma angústia imensa por não termos espaços dignos para nossos alunos”, diz ela. 

“Hoje estamos felizes, satisfeitos e gratos por termos um governo que tem essa sensibilidade e olhar carinhoso com a sua população, com os menos favorecidos. Hoje podemos abrir a porta da nossa escola sem medo, para receber os estudantes e a comunidade. Nosso agradecimento ao governador Flávio Dino, ao vice-governador Carlos Brandão – que levantou essa bandeira, e ao nosso secretário de Educação Felipe Camarão, grande parceiro dessa escola e da educação do estado do Maranhão e do Brasil”, complementa Telly Martins.

A estudante Lara Emanuelle está na 1ª série do Ensino Médio e, por conta da pandemia, ainda não poderá usufruir das novas instalações do Educa Mais Mª José Macedo Costa, mas já se diz ansiosa para quando as aulas presenciais retornarem.

“Agradeço ao Governo do Maranhão, pois com essa reforma vamos poder aprender mais”, afirma a estudante.

“Acredito que essa reforma ajudará na melhora do nosso aprendizado. Agradeço a todos que participaram dessa transformação”, confirmou o também estudante da 1ª série, Lucas Guimarães.

Colinense, o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, acompanhou a agenda de entrega e em sua fala destacou os avanços do Governo na educação do estado, como entrega de escolas dignas, ensino em tempo integral, valorização dos professores, crescimento no Ideb, entre outros.

“A nossa gestão investe no que é primordial para o desenvolvimento do nosso estado: educação. Muito já foi feito, mas ainda temos muitas conquistas pela frente. Vamos dar oportunidades para os maranhenses, para que a gente possa lá na frente ter o orgulho de dizer ‘a gente esteve no governo e fez a nossa parte que foi melhorar a educação”, afirmou o vice-governador Carlos Brandão, durante a agenda de entregas dessa segunda.

“Estamos aqui hoje na região inaugurando diversas obras. Obras importantes, estruturantes e que mudam a vida das pessoas e, o que é mais importante citar, todas em regime de colaboração com as prefeituras, melhorando a vida de todos pela educação”, destacou Felipe Camarão.

Maranhão mais leitor

O Governo do Maranhão entregou nessa segunda, também, as reformas dos Faróis do Saber: Déa Cunha e Prof. Leonidas Gomes de Sousa, nos municípios de Tuntum e Dom Pedro, respectivamente.

Em Tuntum, a população festejou a entrega do Farol do Saber Déa Cunha, que não recebia melhorias na sua estrutura desde que foi inaugurado, em 2004. Com investimento na ordem de R$ 149.210,78, o Governo garantiu a recuperação total do prédio e o espaço ainda recebeu mobília e acervo novos, para garantir o direito à aprendizagem de todos que precisarem utilizar a biblioteca. A reforma beneficiará, somente na sede do município, estudantes de três escolas estaduais e mais 14 municipais, além de dar suporte de pesquisa para muitos moradores da região. 

O Farol leva o nome da professora Leocádia Gonzaga da Cunha, mais conhecida como Déa Cunha, avó do atual prefeito de Tuntum, Cleomar Tema. Durante anos de exercício da sua profissão, a professora contribuiu de forma significativa para ajudar a melhorar a educação no município.

José Alves Oliveira, professor de História da Escola Municipal Professora Gilza Léda, expressou sua alegria com entrega do farol totalmente reformado para a população. “Quero agradecer o nosso Governador Flávio Dino, o nosso prefeito Tema pela iniciativa de reforma e ampliação do nosso farol da educação na nossa cidade, Tuntum no Maranhão. Quero falar da felicidade que estou tendo em saber que os nossos alunos vão ter de volta esse farol, local de grande importância para eles, onde irão descobrir, através do mundo da leitura, a importância do ato de ler”, exprimiu.

Ainda em Tuntum a comitiva do vice-governador, Carlos Brandão, e do secretário Felipe Camarão visitou as famílias das duas senhoras vítimas de acidente, ocorrido neste último fim de semana, durante evento eleitoral. 

Centro Educa Mais em Colinas (Foto: Divulgação)

A cidade de Dom Pedro também comemorou a reforma do Farol do Saber Professor Leonidas Gomes de Sousa, que agora possui estrutura adequada para proporcionar, de forma confortável, condições ideais para a pesquisa, leitura e entretenimento a todos os estudantes e moradores do município. Foram investidos R$ 149.693,33 para a recuperação total do prédio.

“O município de Dom Pedro se mostra, nesse momento, muito feliz pela oportunidade de estar inaugurando este prédio que é tão importante para a educação de nosso município. A gente agradece ao Governo do Estado, por essa parceria e preocupação em levar educação aos nossos estudantes”, comemorou a coordenadora do Farol do Saber, Ráudila Araújo.

A estudante Isadora Araújo, 16 anos, do Centro Educa Mais Ana Isabel Tavares, expressou a sua alegria ao encontrar o farol com uma estrutura digna. “Estou aqui para agradecer o Governo do Estado por ter reformado e transformado este espaço em um ambiente maravilhoso não só para os estudantes, mas para todas as pessoas que são da Cidade de Dom Pedro do Maranhão. Eu sei que todo mundo estar muito feliz e grato por ter um local, um cantinho para ler e escolher os livros que gosta”, elogiou.

O professor Leônidas Gomes de Sousa empresta nome à biblioteca, que foi totalmente reformada. O seu filho, e também professor, Antônio Leilton Silva de Sousa, fala com emoção ao ver o prédio totalmente reformado. “Eu quero como filho e em nome da família agradecer a equipe do Governo, na pessoa do secretário Felipe Camarão, por esse trabalho maravilhoso de revitalização. Essa reforma trouxe em mim uma alegria inconteste em ver esse farol no ponto, com materiais e livros prontos para atender às crianças e a todas as pessoas da comunidade, que são apaixonadas pela leitura, assim como o meu pai era, um professor dedicado e que tinha amor pela educação”, orgulhou-se.

Comentários do Blogger

0 Comentários