Compartilhe essa Notícia:
Fundação Municipal de Saúde de Teresina — Foto: Divulgação

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina divulgou nesta quarta-feira (27) que atendeu, nos meses de março a maio, 135 pacientes com Covid-19 de 24 cidades no Maranhão.

Segundo a entidade que administra a saúde da capital, 47 maranhenses precisaram ficar internados na rede de saúde de Teresina e os demais orientados ao isolamento domiciliar.

Os usuários atendidos em Teresina vieram de São Luís, Codó, Caxias, Pedreiras, Anapurus, Bacabal, Balsas, Parnarama, Presidente Dutra, São Mateus do Maranhão, Alto Alegre do Maranhão, Barra do Corda, Buriti, Coelho Neto, Dom Pedro, Lago da Pedra, Lima Campos, Matões do Norte, Santa Inês, São Bernardo, São Domingos do Maranhão, São João dos Patos, Timbiras e Timon.

O presidente da FMS, Manoel de Moura Neto, alertou que os pacientes das cidades do Maranhão poderiam ser atendidos em suas regiões de origem e, caso necessário, seriam regulados para outros hospitais da região ou para Teresina, dependendo da existência de pactuação.

“Isso seria benéfico para o paciente, que é atendido com a rapidez que o caso requer, sem sofrer desgaste com o deslocamento, e igualmente benéfico à rede de saúde”, disse.

“O nosso receio é de que aumente a procura espontânea de pacientes maranhenses aos serviços de saúde na nossa cidade. Nós sabemos que o SUS tem princípios organizacionais, funcionando com divisão de competências e o atendimento a pacientes com sintomas gripais, por exemplo, deve ser assegurado por cada município aos seus moradores”, explicou o presidente da FMS.

Por G1 PI

Comentários do Blogger

0 Comentários