Compartilhe essa Notícia:
roteiro de apresentações ao redor do mundo é grande. Depois de percorrer vários países levando a música popular brasileira, a regionalidade do Maranhão, com um toque de world music, o maranhense Valdo Viana se apresenta neste sábado (4),  a partir das 20h, no Buriteco Café (Rua Portugal, Centro Histórico), com a participação especial do cantor Mario Fernando. Valdo vai apresentar o  CD Brasilha, que vem sendo trabalhado desde 2014 em shows ao redor do mundo.

A obra “é um resgate contemporâneo da mistura e força de um povo que festeja, sente saudades pensando no futuro e que acredita no amor e nas realizações de seus sonhos. Eu tenho essa referência do Maranhão, e também o conhecimento multicultural de Brasília”, explicou Viana em entrevista.

Valdo Viana nasceu em Esperantinópolis (município maranhense) e cresceu em meio a uma família musical que lhe apresentou a jovem guarda, a  MPB, o samba e o rock. Com essa bagagem, participou de festivais estudantis e tocou em festas populares em sua cidade.

Com  17 anos se mudou para Brasília, onde se apresentou em diversos eventos. Integrou uma banda de rock, um grupo de forró pé de serra e estudou preparação vocal com o tenor Roney Calazans. Desde 2011, Valdo percorre o mundo. Bruxelas, Berlim e Lisboa… foram alguns dos lugares antes de lançar Brasilha, em 2014.

O disco que mescla ritmos folclóricos maranhenses com música urbana brasiliense teve grande aceitação em revistas musicais eletrônicas da França, Alemanha, Bélgica, Argentina, Colômbia e Uruguai.

Já em Brasília, Valdo apresentou o álbum em shows internacionais com Lautaro Feldman (Argentina) e Javier Barría (Chile), além de shows com vários artistas do Brasil, para em seguida fazer sua primeira turnê na América do Sul.  Em 2015 realizou sua primeira turnê na Ásia. Foram mais de 15 shows nas principais casas de Jazz da Malásia e Cingapura. Após a turnê, o artista australiano Mlekö gravou a canção É pra viver, terceira faixa do álbum Brasilha.

Em 2016 foi a vez da turnê na Colômbia, se apresentando com artistas de Bogotá e Medellín. Durante a turnê, Valdo Viana teve outra canção sua regravada por outra artista da América do Sul, a cantora e compositora Laura Saavedra, que gravou a canção Mochileiro. Ainda em 2016 fez uma turnê pela Escandinávia, com apresentações em Copenhague, Oslo, Orebro e Estocolmo.

Em 2017, levou seu encanto musical à Paris e a Portugal: Lisboa, Braga, Guimarães e Almada. No ano seguinte fez uma nova turnê europeia com shows na Ítalia, França, Bélgica, Holanda e República Tcheca. E em 2019 também, com shows em Amsterdã, Londres, Budapeste, Bratislava, Viena, Liubliana e Sófia. Recentemente participou mundial foi em novembro do ano passado no Festival Sofar Sounds Berlim

Comentários do Blogger

2 Comentários