Compartilhe essa Notícia:


O secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso participou nesta quinta-feira (25) da Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Cultura (Consec-MA), realizada na cidade de Pedreiras, a 278 quilômetros de São Luís. O encontro aconteceu na Câmara Municipal e reuniu autoridades, gestores públicos, profissionais da cultura e conselheiros de todo o estado.

Na abertura, o secretário Anderson Lindoso falou sobre a importância de descentralizar as ações. “Vamos fazer uma interiorização da cultura, fortalecer as políticas públicas nessa área e intensificar as parcerias, democratizando ainda mais o acesso de forma gratuita e resgatando o sentido de pertencimento das nossas expressões artísticas”, afirmou.

A 5ª reunião ordinária do Consec teve por objetivo debater as políticas culturais do Maranhão, analisar os resultados e reavaliação do Plano Estadual de Cultura, entre outros temas.

Para o presidente do Conselho, Neto de Azile, o momento é importante e garante o processo de municipalização das discussões. “Ao descentralizar, dialogamos na fonte com os grupos, com os gestores e os fazedores de cultura sobre suas necessidades. A presença do secretário de Cultura garante a continuidade dessa relação de parceria para uma gestão compartilhada no processo de construção das políticas públicas”.

O evento contou ainda com a roda de conversa ‘Mulheres negras e o protagonismo sociopolítico’, mediada pelos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), em comemoração ao Dia Nacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Também teve apresentação dos alunos da escola de música e exposição de artesãos locais.

Comentários do Blogger

0 Comentários