A Operação “Caminhos Seguros”, voltada ao combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e realizada em todo o país, resultou, no Maranhão, na prisão de 28 pessoas durante os 20 dias de operação deflagrada pela Polícia Civil. Os dados foram informados na manhã desta quarta-feira(22).

O balanço da força-tarefa foi concluído pelo delegado-geral da PC-MA, Jair Paiva; o delegado-geral operacional da PC-MA, Lúcio Reis e a chefe da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), delegada Noêmia Maciel.

A operação, que é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), tinha como foco a realização de diversas ações educativas, preventivas e repressivas, intensificando o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Em números, das 28 pessoas presas pela Polícia Civil ,24 foram através mandados de prisão e 04 em fragrantes. Além disso, foram instaurados 91 inquéritos policiais;72 inquéritos concluídos com autoria; 162 boletins de ocorrência registrados; 15 mandados de busca e apreensão cumpridos e 39 palestras educativas promovidas.

Paralelo a isso, as equipes policiais também fiscalizaram de forma ostensiva e preventiva pontos de vulnerabilidade em rodovias federais, estaduais e centros urbanos. Em São Luís, um menor de 17 anos, foi encontrado em um ponto de prostituição nas proximidades da BR-135.

A intensificação também contou com a participação da Polícia Militar do Maranhão, além dos Conselhos Tutelares, que atuaram de forma integrada para combater e prevenir todos os tipos de violência infanto-juvenil no estado.

“Os resultados foram bem exitosos, considerando o período da operação e a complexidade que é fazer a apuração de violência praticada contra menores de idade. A Polícia Civil maranhense tem trabalhado constantemente no enfretamento à exploração sexual de crianças e adolescentes e é muito importante que haja a colaboração da sociedade para que reporte à segurança pública esses casos por meio dos canais de denúncias”, pontuou, Jair Paiva, delegado-geral da PC-MA.

Comentários do Blogger

0 Comentários