Nos dias 02 e 03 de Março, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (FETAEMA), realizou uma visita em algumas áreas de agricultores familiares e grupos produtivos no município de Esperantinópolis. Com o objetivo de conhecer experiências exitosas da agricultura familiar desenvolvidas no município, como o extrativismo do coco babaçu, a horticultura, piscicultura e apicultura.

Visitamos as áreas de trabalho do Sr. Oliveira, do Sr. Geovane, a propriedade do Sr. João do Potó e o grupo de mulheres extrativistas do povoado Centro do Coroatá. Este grupo de mulheres trabalha a extração do azeite e flocos do mesocarpo do coco babaçu. Esta atividade relacionada com o aproveitamento do babaçu é realizada em colaboração com a ASSEMA e a Cooperativa dos Pequenos Produtores Agroextrativistas de Esperantinópolis (COOPAESP).

Visitamos os apicultores do Potó, os Srs. João Pereira de Souza (João do Potó) e seu filho João de Deus Silva de Souza, que estão realizando um excelente trabalho voltado para a extração do mel, falta um apoio técnico mais especializado, para que eles consigam ter um aproveitamento de todos os subprodutos que as colmeias podem ofertar. Ainda no povoado Potó, visitamos a roça do Sr. Erinaldo Rodrigues da Silva, que além das culturas de arroz e milho, tem uma excelente produção de amendoim.

O resultado da visita foi para além das nossas expectativas, percebemos a resistência dos grupos organizados, a buscar por espaços de comercialização, como feiras, uso de tecnologias sociais para a venda dos produtos, enfim, a agricultura familiar apesar dos obstáculos enfrentados, como a burocracia de acesso ao crédito, a falta de uma assistência técnica pública e qualificada, caminha em busca de novos tempos.

Agradecemos a todos os parceiros: ASSEMA, AGERP e COOPAESP, pelo apoio na execução das nossas atividades. Ao Sindicato de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Esperantinópolis, pelo compromisso na representação da categoria. As diretoras e diretores do Sindicato e ao seu corpo de funcionários agradecemos a ajuda na realização dos trabalhos.

Parabéns a todos e a todas que levam esta bandeira de luta, por uma agricultura familiar mais forte, por acesso desburocratizado das políticas públicas destinas aos agricultores familiares!




























Comentários do Blogger

0 Comentários