Sinproesemma de Poção de Pedras emite nota aos professores do município
Em fevereiro de 2022, o Sinproesemma de Poção de Pedras deu início à Campanha salarial dos trabalhadores em educação do município. A data-base para o pagamento do piso salarial nacional é janeiro, mas como em meados de janeiro ainda se aguardava a portaria do MEC ser publicada, a campanha do sindicado se iniciou efetivamente em fevereiro para que fosse pago retroativo à janeiro. Assim, mobilizamos a categoria em torno da campanha e das tratativas com a gestão Desde então o Sinproesemma de Poção de Pedras manteve a mesa de negociação aberta com a gestão municipal.
Essa é a importância de se manter a mesa de negociação que é a de participar ativamente das movimentações da gestão municipal no que se refere à devida aplicação dos recursos para a educação e poder dialogar com a gestão sobre o destino dos valores
A coordenação do SINPROESEMMA - Poção de Pedras sempre pautou seu trabalho na democratização das tomadas de decisões, contemplando todos os servidores e ainda a associação representativa dos educadores no município. Foi assim que em março de 2022, ao ser convidada pela gestão municipal para tratarem sobre a Campanha salarial pela gestão do município, a coordenação do SINPROESEMMA - Poção de Pedras, na pessoa de sua coordenadora Carlaci Monteiro, convidou tanto os servidores quanto a associação para participarem juntos com entidade da reunião com o gestor. Assim, todas as propostas apresentadas pelo gestor para o pagamento do percentual do piso salarial a ser concedido para os professores, fora tratado com o SINPROESEMMA, a associação e os servidores que se dispuseram a participar da mesa de negociação.
O prefeito Francisco apresentou como proposta um percentual que não contemplava o percentual do piso apresentado pelo MEC para o ano de 2022, ao que foi inquirido pela coordenadora do SINPROESEMMA, Carlaci Monteiro e seu assessor jurídico para que o mesmo concedesse à categoria percentual justo, mais aproximado possível do percentual do MEC, pois segundo planilha apresentada pelo mesmo gestor, o município não tinha recursos para pagar o total do percentual exigido.
Ao fim da negociação inicial, o gestor apresentou como proposta o percentual de 22,2% se comprometendo a que havendo possibilidade financeira durante os meses à frente, pagaria o percentual restante do piso salarial aos professores.
Em assembleia com a categoria momentos depois da conversa com o prefeito, a categoria aceitou receber o percentual proposto pelo gestor de 22,2%, e que o percentual restante fosse pago assim que houvesse uma possibilidade financeira por parte da gestão.
Desse modo, o Sinproesemma - Poção de Pedras, juntamente com a associação, manteve contato com a gestão, em mesa de negociação permanente a fim de ficar a par de um momento financeiro do município que propiciasse o cumprimento da proposta da gestão assim que possível.
Nos últimos meses de 2022 a mesa de negociação se intensificou por conta do final do prazo pedido pela gestão para colocar em prática o prometido à categoria.
Hoje, pela manhã (29/12/2022) a gestão municipal procurou o Sinproesemma para tratar sobre as pautas financeiras de interesse da categoria que ficaram pendentes em 2022. O prefeito Francisco Pinheiro inquirido pela coordenação do SINPROESEMMA de Poção de Pedras, argumentou que durante 2022 procurou cumprir com todos os compromissos com a educação do município mas que os recursos não foram suficientes para cumprir com o que fora prometido à categoria, quanto aos pagamento integral do percentual do piso instituído pelo MEC para 2022. Em contrapartida, visando 2023, o gestor se comprometeu a fazer:
✓30/12/2022, o pagamento de dezembro junto com o terço de férias.
✓Pagamento do retroativo dos 03 meses do reajuste dos estáveis.
Disse que ao fechar a contabilidade do ano corrente terá uma projeção de rateio de abono para o mês de janeiro de 2023, que até a primeira quinzena do mês, esse rateio será aplicado para todos os servidores da educação com o valor proporcional à carreira de cada servidor.
Afirmou ainda que o município não dispõe de recursos suficientes para completar o percentual do reajuste do piso 2022. Segundo o mesmo por não poder comprometer as previsões para 2023.
Desse modo, o SINPROESEMMA - Poção de Pedras, vem a público para deixar a categoria a par do processo de negociação com a gestão municipal sobre as pautas reivindicadas durante o ano de 2022. Esclarece que sempre prezou pela transparência em suas atividades. Se pronuncia quando há consistência nas proposições tratadas, quando há algo realmente concreto para apresentar à categoria, mas garante que o servidor sempre esteja a par das atividades que realiza. Entende que há divergências entre sua maneira de trabalhar e o anseio de alguns servidores, porque algumas das vozes que se levantam contra a coordenação do sindicato o fazem no intuito de desacreditar a coordenação diante dos servidores. Mas nos sentimos livres dessa crítica negativa que nada constrói, estamos isentos de culpa uma vez que o nosso propósito inicial, o de garantir que os educadores de Poção de Pedras sejam bem assistidos e tenham seus direitos reivindicados e garantidos se mantém tão vívida quanto antes.
Ao mesmo tempo esses anseios são importantes pois contribuem para que criemos nossas estratégias de luta, de modo a não colocar em risco a nossa unidade, a parceria que há entre o Sinproesemma, a categoria, a associação, e todos aqueles que contribuem para uma educação de qualidade e profissionais valorizados no município.
Nos colocamos à disposição da categoria sempre e sempre prezando pela garantia de seus direitos.
Atenciosamente.
Carlaci Monteiro
Coordenadora do Núcleo Municipal do SINPROESEMMA - Poção de Pedras
Comentários do Blogger
1 Comentários
Cínica presidente cu de pira
ResponderExcluir