Quando o amor acaba
Começarei o texto de hoje com um poema de William Shakespeare: “Amor quando é amor não definha/ E até o final das eras há de aumentar/ Mas se o que eu digo for erro/ E o meu engano for provado/ Então eu nunca terei escrito/ Ou nunca ninguém terá amado”
Eu concordo plenamente com o poeta e maior dramaturgo da história de que o amor verdadeiro jamais morrerá como também penso que o que geralmente definha é a paixão, porém para entendermos melhor essa questão é necessário irmos à origem da palavra amor. Os gregos antigos tinham mais que uma palavra para definir o amor. Isso porque para eles amor não era só aquele que sentimos quando estamos em um relacionamento amoroso.
Os 03 tipos de amores definidos pelos gregos e utilizados por muitos autores até os dias atuais são: Eros, Philia e Ágape. Primeiramente, Eros é o amor romântico. Ele é caracterizado pelo romance, pela paixão e pelo desejo, além de estar associado ao prazer, à atração física e ao sexo. Philia significa “amizade”, porém não remete apenas ao termo. A Philia engloba, também, a lealdade, a família e a comunidade. Dessa forma, o termo trata apenas sobre a ação que o agente pratica, mas, além disso, é preciso, também, visar o bem do outro.
Ágape significa “amor perfeito” no grego moderno. Essa palavra foi usada de diversas formas em variadas fontes literárias, incluindo a Bíblia. Esse é o amor por todos os seres. Então quando se fala em relacionamentos amorosos estamos nos referindo ao amor Eros e esse tipo de amor está condicionado à reciprocidade de sentimentos e atitudes, costuma-se gostar de alguém que corresponda, que de alguma forma cultive o sentimento. É esse sentimento que deveria unir os casais para sempre em prol de um projeto de vida: o casamento que de acordo com os valores cristãos é uma união indissolúvel.
Mas o que se observa hoje é uma depreciação pelo casamento e as pessoas se unem às vezes até pensando no divórcio que é permitido pela sociedade atual, mas proibido pela Bíblia: Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu ninguém separe". Mateus 19.6 Já o amor Ágape, citado na Bíblia, é o amor perfeito, incondicional, sem reservas e imensurável, o amor de Deus, Amor esse que todo ser humano precisa ter em seu ser para poder desenvolver os outros dois tipos de amor, pois a Bíblia é bem clara em afirmar que quem não Ama não conhece a Deus, pois Ele é Amor.
Acredito que se as famílias, casais, enfim, todas as pessoas buscassem mais o amor de Deus, seria mais fácil conviver harmoniosamente, amorosamente, respeitando e buscando sempre o bem do outro, como está escrito em I Cor. 13: 4-7 “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
É muito triste observar relacionamentos tão bonitos que começaram tão bem, aparentando haver um sentimento sólido e indestrutível e de repente, a aliança é quebrada e os votos de amor eterno são rompidos. O próprio Deus em sua sapiência eterna disse que não era bom que o homem estivesse só e lhe deu uma companheira, mas o pecado conseguiu estragar o plano perfeito de Deus, todavia só se consegue manter o Projeto de pé se Deus estiver Nele, pois o Seu amor perfeito e eterno fará com que o nosso amor imperfeito e condicional uns pelos outros seja maior que as intempéries e problemas dessa vida.
Portanto, mesmo que o seu casamento esteja indo a pique e aparentemente não haja mais reconciliação porque a confiança foi quebrada, o amor e dedicação foram ignorados, busque na fonte inesgotável que vem do céu a solução. Ele é o único que pode entrar nas recâmaras secretas do coração humano e retirar a terra infértil e plantar um belo jardim. Deus não errou quando instituiu a família como a base da sociedade como também não errou quando nos fez para uma vida feliz dentro um lar.
Não desista de lutar por sua Família, Deus está contigo!!!
Por Josenilde Brasil.
Comentários do Blogger
0 Comentários