Covid-19: mais de 9 milhões de doses contra a doença foram aplicadas em todo o Maranhão
No Maranhão, pouco mais de 870 mil pessoas tomaram a dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Em se tratando da segunda dose ou a dose única, mais de 3 milhões e 900 mil de doses foram aplicadas. Dentre os municípios que estão atrasados estão Bom Jesus das Selvas, Itaipava do Grajaú, Matões do Norte, São Roberto e Trizidela do Vale. O secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, faz um apelo à população.
“Eu faço um apelo a todo mundo que não vacinou ou se vacinou pela metade. Se você tomou a primeira dose e não tomou a segunda, vá tomar a segunda. Tomou a segunda e não tomou a terceira, vá tomar a dose de reforço. Não tomou ainda? A gente tem vacina para você. 80% das nossas internações por Covid hoje se dão nos não vacinados. O único meio de a gente vencer a pandemia é com todo mundo se vacinando.”
A secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leite de Melo, explica que a vacinação é importante no atual contexto da pandemia.
“A variante veio também para nos ensinar, que quando nós estávamos achando - nós observamos isso no Brasil inteiro, já estava um pouco arrefecidos, né? Alguns deixando as máscaras, se aglomerando, relaxando, ela veio mostrar que nós ainda precisamos. A pandemia não acabou, de fato a pandemia não acabou, ela não está como estava, não vamos envolver estresse pós-traumático, mas precisamos estar alertas e ser prudentes”
A vacina está disponível em todo o estado para jovens e adultos a partir de 12 anos. E o reforço para quem tem mais de 18 anos e já tomou a segunda dose ou dose única há quatro meses.
Fonte: Brasil 61
Comentários do Blogger
1 Comentários
De fato, não é hora de relaxar. Apesar dos avanços da imunização em todo o mundo, a batalha contra a Covid-19 ainda não está vencida.
ResponderExcluirA preocupação dos ilustres secretário e secretária de saúde referidos na matéria está em perfeita harmonia com os apelos recentes da Organização Mundial da Saúde a governos do mundo inteiro.
Segundo a OMS, o mundo continua vulnerável ao coronavírus, verificando-se uma nova alta nos óbitos e casos de Covid-19 com o surgimento e a rápida disseminação da Ômicron, sobretudo na Europa e EUA, devendo os governos manter os protocolos sanitários de prevenção e proteção contra covid, a fim de proteger a população desse mal que atinge o mundo inteiro e que, segundo a própria OMS, está longe de ser erradicado.
Daí a importância de se evitar o clima de "liberação geral" para realização de eventos festivos que promovam aglomerações, como têm feito algumas prefeituras do país.
Está coberto de razão o secretário de saúde do Maranhão quando diz que o “único meio de a gente vencer a pandemia é com todo mundo se vacinando”.
É importante que todos que ainda não estejam totalmente imunizados procurem as unidades de Saúdes para receber a imunização completa.
Em qualquer situação da vida, é melhor prevenir do que remediar.