Justiça determina 10 mil de multa diária a proprietário de açude que ameça inundar Marajá do Sena

O Juiz Marcelo Santana Farias, titular da 1ª vara da comarca de Lago da Pedra, respondendo cumulativamente pela Vara única de Paulo Ramos, em decisão liminar, à pedido do município de Marajá do Sena, determinou que o proprietário de um grande açude localizado na “Fazenda Nova Era”, paralise imediatamente as obras em virtude do perigo à população e por falta de todos os requisitos legais.
Essa decisão firmada hoje, dia 18, mostra a sensibilidade do juiz dado o perigo de rompimento desse açude de grande proporção. Segundo o autor, mesmo com o notório risco de rompimento, o proprietário não tomou nenhuma medida visando evitar uma catástrofe, ainda mais por estarmos no período chuvoso no Maranhão, em que diversos municípios estão em estado de emergência. E o município de Marajá do Sena, meses atrás, passou pelo momento mais dramático de sua história por causa das chuvas.
O juiz ainda aplicou que, em caso de descumprimento, o proprietário será multado no valor de R$10.000,00 por dia, e que em caso de danos, responderá pelos prejuízos causados, inclusive na seara criminal, nos termos do art. 13 do Código Penal.
O magistrado determinou ainda que o réu tome todas imediatamente todas as providências, segundo os melhores critérios técnicos, para evitar o rompimento do açude.
O Dr. Farias ainda fixou um prazo de 48 (quarenta e oito) horas para que o réu se pronuncie sobre o pedido, em sede de antecipação de tutela, de esvaziamento completo do açude, tal como formulado pelo autor.
Essa decisão tranquiliza boa parte da população de Marajá do Sena.
Confira a decisão na íntegra:
Confira a decisão na íntegra:





Comentários do Blogger
6 Comentários
Construção de açudes/barragens desse porte e até maiores e também menores é o que mais tem aqui em Esperantinópolis.
ResponderExcluirO pior de tudo é que muitos deles foram construídos ao lado da rodovia MA 012, quando os proprietários se utilizam do aterro da estrada para servir de parede para os açudes. Também tem casos de açudes construídos na zona urbana, isto é, na sede do município e tem açudes feitos até em fundos de quintais na sede de Esperantinópolis. Se acontecer uma tragedia, aí vão culpar São Pedro, a natureza, o inverno e etc. Onde está a equipe de fiscalização da Prefeitura? Será que tudo que há de errado tem que ser para o Ministério público resolver? enquanto que tem muitas coisas que a Prefeitura deve e pode resolver.
Poderia ter posto umas fotinhas do açude
ResponderExcluirAqui em Esperantinópolis tem umas represas até perigosas no centro dos pebas e na mão cheinha
Kkkkkk é culpa da gestão anterior
ResponderExcluirKkkkkkkk
ExcluirTá enganado. este açude foi constrido no final do ano de 2018.
ExcluirConheço o açude referido. Ñ existe nenhum perigo pra cidade de marajá. Aliás, é bom q todos saibam q todas as especificações estão em acordo com a legislação.
ResponderExcluir