Daniel Ferreira/Metrópoles

O Congresso dos Estados Unidos enviou nesta quinta-feira (26/7) ao embaixador do Brasil em Washington, Sérgio Silva do Amaral, uma carta, assinada por 29 congressistas, pedindo explicações do governo brasileiro sobre a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No documento, os parlamentares dizem se unir a vozes de outros líderes mundiais, como os presidentes do Chile e da França, além do primeiro ministro espanhol.

Segundo o pedido dos integrantes do Parlamento norte-americano, as acusações contra Lula não foram provadas. O processo judicial em que culminou com a prisão do petista é chamado de “altamente questionável e político, levando a crer que o único motivo de sua prisão é prevenir que ele não se candidate nessas eleições”. No texto, os parlamentares dizem ainda que a luta contra a corrupção não deve ser usada como justificativa para perseguir oponentes políticos.

Em outra parte da carta, o grupo se mostra preocupado com a violação dos direitos humanos, citando a morte da vereadora do PSOL Marielle Fraco e os assassinatos de defensores ambientais no país. Pedem também ao Brasil que facilite uma investigação independente no assassinato da vereadora.

Os congressistas falam ainda sobre a Emenda Constitucional do teto de gastos, instituída pelo presidente Michel Temer. “Desde que assumiu o poder através do processo de impeachment, o presidente Temer em governo de extrema-direita instituiu o congelamento de gastos, cortando importantes investimentos em programas vitais de saúde e educação, um ataque aos trabalhadores”, diz o texto.

Ao final do documento, os congressistas fazem um apelo para que as autoridades judiciais e politicas brasileiras garantam eleições justas e proteção aos direitos humanos no país.

Confira na integra da carta (em inglês):

www.metropoles.com

Comentários do Blogger

13 Comentários

  1. Pede ao juiz Sérgio moro que ele envia afinal vcs querem tumultuar o processo como todos os PTralhas canalhas fazem quando se sentem acuados esse desespero passa viu aguenta mas um pouquinho aí kkkk

    ResponderExcluir
  2. Secretaria da transparência de Esperantinopolis diz aí qual empresa ganhou a licitação para a construção do asfalto do povoado Palmeiral vai responde aí o povo quer saber

    ResponderExcluir
  3. Agora é Bolsonaro presidente e Maura Jorge governadora galera.

    ResponderExcluir
  4. Adeus PTralhas canalhas ....

    ResponderExcluir
  5. É melhor Jair se se acostumando. Quando falam em condenação sem provas fico pensando: os outros presos dá Lava Jato foram presos sem provas? Adeus PTralhas

    ResponderExcluir
  6. Jair Bolsonaro 2018

    ResponderExcluir
  7. A farra vai acabar
    O Brasil vai ter ordem. Esse ano é 17

    ResponderExcluir
  8. Anotem: Jair Messias Bolsonaro

    ResponderExcluir
  9. BOLSONARO 2018 PTRALHAS NA CADEIA

    ResponderExcluir
  10. bolsonaro 2018 não tem pra ninguem

    ResponderExcluir
  11. Ex motorista da Edeconsil abre empresa em Esperantinopolis de construção para fazer serviços para prefeituras e aí vai uma obrazinha aí com aquele valor saboroso.

    ResponderExcluir
  12. Esses defensores falam em direitos humanos apenas para bandidos, principalmente condenados que cumprem pena como se a maioria do bem e honesta fossem desumanos ao punir esses bandidos canalhas.

    ResponderExcluir