00738_foto1_naellreis_prefeitura_pocao_pedras_3296092849099963303
Prefeitura de Poção de Pedras foi contemplada com a entrega de uma ambulância nesta sexta (5). (Foto: Nael Reis)


Mais saúde a milhares de maranhenses no interior do Estado que passaram a ter acesso a serviços essenciais, a partir das ações do Governo Estado, que vêm promovendo a reestruturação do sistema. Desde o primeiro ano da gestão, o governador Flávio Dino executa programas que priorizam as populações mais carentes e as áreas de maior demanda. Dando continuidade a essa política, mais oito municípios foram contemplados com ambulâncias modernas e equipadas. A solenidade de entrega foi nesta sexta-feira (5), no Palácio dos Leões.

Com os novos veículos, os municípios terão um importante reforço para melhorar a qualidade e agilizar o atendimento à sua população. Durante a solenidade, o governador Flávio Dino enfatizou a importância deste apoio e das ações parceiras com todas as prefeituras do Maranhão: “Estamos priorizando esse programa neste momento porque é de interesse de todos os municípios. É um programa de investimento inicial de R$ 20 milhões”. Flávio lembrou que a entrega das ambulâncias faz parte de uma política integrada de saúde, incluindo, por exemplo, a construção e a reformas de hospitais em diversas cidades.Com essa remessa, totalizam 61 as ambulâncias já entregues aos municípios pelo Governo do Estado.

Na avaliação do secretário de Estado de Saúde (SES), Carlos Lula, o programa se mostra indispensável para que os municípios tenham mais condições de atender suas demandas. “Estamos refazendo a malha de sustentação da saúde do Estado. Infelizmente, durante muito tempo, o Estado foi omisso. A gente sabe das dificuldades dos municípios e, pela primeira vez, temos esse programa voltado para o fortalecimento da saúde do município com a entrega de ambulâncias. Nunca o Estado entregou tantas ambulâncias em tão pouco tempo”, destacou.

O município de Poção de Pedras recebeu uma das ambulâncias que servirá para o transporte de pacientes entre unidades hospitalares na região ou adjacências, caso necessário. O prefeito Augusto Inácio Pinheiro Junior destacou a ação como de extrema necessidade para salvar vidas e garantir um serviço de saúde mais acessível à população. Ele contou que a cidade tinha, até hoje, apenas uma ambulância sucateada e uma Fiorino adaptada, na qual os pacientes iam ‘espremidos’. “Agora, tivemos um avanço muito grande com essa ambulância entregue pelo governador”, disse ele.

Foram adquiridos 104 veículos e a meta do Governo do Estado é comprar mais 100, até o fim do ano, fazendo com que o programa alcance todos os municípios maranhenses.

Estrutura Ambulâncias

Os veículos têm capacidade para atender como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e semi UTI, podendo se transformar em Unidade de Suporte Avançado (USA). São equipadas com duas macas, duas pranchas, um umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio – em caso de atendimento fora do veículo. Ainda na lista de equipamentos, as ambulâncias contam com respirador, monitor cardíaco, desfibrilador e medicamentos.

Ainda na estrutura, as ambulâncias são equipadas com sistema de monitoramento contínuo, para prestar socorro a pacientes potencialmente graves ou com descompensação no sistema orgânico. Foram investidos R$ 1.280.000 mil para aquisição dos oito veículos. Os demais municípios contemplados nesta etapa são Passagem Franca, Loreto, Esperantinopólis, Igarapé Grande, Paulo Ramos, Santa Filomena e Governador Newton Belo. O programa de aquisição de ambulâncias para os municípios maranhenses integra política de Governo que tem como base o apoio às Prefeituras, em todas as áreas – Saúde, Educação, Infraestrutura, Saneamento Básico entre outros.

Comentários do Blogger

0 Comentários