Diretora geral do Detran-MA, Larissa Abdalla, recebeu prefeitos e discutiu a municipalização do trânsito. Foto: Divulgação
O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), recebeu prefeitos interessados em viabilizar parceria com o órgão, visando o processo de Municipalização do Trânsito. Desde o início do mês, a diretora geral, Larissa Abdala, recebeu Francisco Nagib, de Codó; Deusimar Serra, de Paulo Ramos; Raimundo Gomes Lima, de São Roberto; Aluísio Carneiro Filho, de Esperantinópolis e Edijacir Leite, de Lago dos Rodrigues, para tratar ações que promovam melhorias no trânsito destas cidades.

Durante as reuniões, a diretora geral do Detran-MA, afirmou o interesse do órgão em auxiliar os gestores no planejamento de integração dos municípios ao SNT, e, em seguida, entregou a todos o exemplar do “Manual de Municipalização do Trânsito”, que traz o roteiro programático de integração dos órgãos e entidades executivos de trânsito e rodoviários municipais ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

“A Municipalização do Trânsito é um processo legal e técnico, no qual o município conveniado com o Detran-MA assumirá a responsabilidade pelos serviços e ações de engenharia, fiscalização e educação para o trânsito”, explica Larissa Abdalla. Para a diretora, o trânsito em condições seguras é um direito de todos e a integração dos municípios garantirá medidas de segurança para diminuir acidentes.

O prefeito de Codó, Francisco Nagib, afirmou que a reunião foi muito positiva para o futuro do município, no que se trata da possibilidade da integração de municipalização. “Acredito que essa união beneficiará o nosso município e a população ganhará em organização e segurança no trânsito”, avaliou.

Segundo o prefeito de São Roberto, município localizado a 100km de Pedreiras, a municipalização trará muitos benefícios à cidade. “Estou feliz com este encontro por saber que a parceira com o Detran-MA trará desenvolvimento ao município e contribuirá para um trânsito organizado e mais seguro”, disse Raimundo Lima.

Deusimar Serra, prefeito de Paulo Ramos, ressaltou que já encontrou o município em processo de municipalização, iniciado na gestão anterior. “Hoje, o nosso município tem um fluxo de veículos muito grande e é necessário reforçar as ações de segurança no trânsito. Viemos buscar orientação para concluir o processo e reforçar a parceria com o Detran-MA”, afirmou.

Os prefeitos de Esperantinópolis, Aluísio Carneiro Filho, e de Lago dos Rodrigues, Edijacir Leite, também afirmaram que a visita foi para buscar esclarecimentos sobre benefícios da municipalização no trânsito. “Os municípios têm muito a ganhar com o convênio, mas, a população será favorecida com a intensificação na prevenção de acidentes e respeito às leis trânsito”, disseram.

Encontro de Prefeitos

No início de dezembro, o Detran-MA participou do “Encontro de Prefeitos Eleitos e Reeleitos”, realizado pelo Governo do Maranhão, para receber vários gestores municipais, e, entre outras coisas, orientá-los sobre o processo de Municipalização do Trânsito.

O Código de Trânsito Brasileiro, instituído pela Lei Federal 9.503/97, prevê a parceria entre os órgãos federais, estaduais e municipais. Porém, poucos são os municípios que estão devidamente integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). No Brasil, apenas 25,87 % das cidades estão integradas. No Maranhão, dos 217 municípios, apenas 52 estão integrados ao SNT, o que corresponde a 23,96%.

Comentários do Blogger

2 Comentários

  1. Esse Mavio Bosta ai só amda sendo besta nesses órgãos junto com prefeitos. Sabendp ele que todos esses prefeitos ao ja tem compromisso com seus Deputados. Deoxa de ser besta Mavio Bosta... qual expressão politica vc tem perante esse governo do Flávio Dino qie não ta atendendo nem os pedidos do Deputados e Prefeitos. Imagine vc qie não tem mandato nenhum. Pq vice e bosta é va mesma coisa ...

    ResponderExcluir
  2. Ele foi vice prefeito, não é mais nada, apenas pega carona nas andanças dos prefeitos que também nada conseguem para seus municípios. Governo de enganação esse do Maranhão.

    ResponderExcluir