Flávio Dino assina projeto de lei que permite ao professor duplicar carga horária
Governador Flávio Dino assina projeto de lei ao lado da secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres. Foto: Secom
O governador do Maranhão assinou na tarde desta sexta (5) o projeto de lei que duplica a carga horária dos professores que quiserem prestar serviços ao Sistema de Ensino do Estado, passando também a receber o dobro do salário atual. A proposta será avaliada pela Assembleia Legislativa e tem como objetivo diminuir o déficit de professores em sala de aula.
Hoje, existem aproximadamente 30 mil professores vinculados à Secretaria de Educação do Estado, trabalhando em regime de 20h ou 40h semanais. Para aqueles que possuem contrato de 20h será dada a faculdade de estender seus serviços para 40h, recebendo o salário proporcional ao aumento de horas trabalhadas.
A professora Áurea Prazeres, atual gestora da Seduc, destaca que essa é mais uma ação de avanço da Educação Pública no Maranhão promovida pela atual gestão. Ela explica que o aumento da presença de um mesmo professor no sistema público de Educação segue a linha da implantação do Sistema de Ensino em Tempo Integral.
Isto porque trabalhando por dois expedientes no sistema de Educação do Estado, o professor poderá acompanhar de perto o desempenho dos alunos numa mesma escola ou região, por exemplo. A partir da duplicação da carga horária facultativa a todos os professores da rede, diminui-se também a defasagem no número de professores nas salas de aula estaduais.
Outra inovação proposta pelo projeto de lei é a possibilidade de que um mesmo professor que possua duas matrículas na Seduc possa unificá-las, deixando de ser contratado por dois regimes diferentes, compondo um total de 40h semanais.
Essa é mais uma ação do Governo do Estado em favor da Educação Pública de qualidade em todo o Estado, em especial à valorização dos educadores que são responsáveis por lecionar nos 217 municípios. Em janeiro, o governador Flávio Dino concedeu aumento de 13% a todos os professores da rede, bem como garantiu a progressão de carreira a mais de 11 mil professores. Na mesma data, contratou novos 1.000 professores que já atuam nas salas de aula por todo o Maranhão.
Assinado o projeto de lei proposto pelo Governo do Estado, o documento é encaminhado para a apreciação da Assembleia Legislativa para que possa receber eventuais contribuições, ser sancionado e a partir daí passar a valer.
Comentários do Blogger
4 Comentários
Na minha opinião o governo do estado deveria era chamar os excedentes. Só assim estaria dando oportunidade para outras pessoas trabalharem, sou professor do município de Esperantinópolis e excedente do estado, mas nunca consegui ser chamado. Votei em Flavio dino e espero q ele seja justo em seu governo, se tem essa defasagem de professores pq não convoca os excedentes? Muitos desses professores q vão ampliar a carga horaria vai terceirizando como fazem a muito tempo. Em Esperantinópolis o q mais se ver é isso.
ResponderExcluirO GOVERNADOR DEVIA ERA CUMPRIR COM O QUE FOI PROMETIDO E QUE É NECESSÁRIO PARA A EDUCAÇÃO MELHORAR QUE É A REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO PARA CARGOS DE PROFESSOR EM TODO ESTADO E ASSIM GARANTIR A PARTICIPAÇÃO DE TODOS EM CONCORRÊNCIA DE PROVAS E DE PROVAS E TÍTULOS, QUALQUER OUTRA MEDIADA A SER TOMADA SE NÃO FOR VIA CONCURSO PÚBLICO NÃO TEM APROVAÇÃO POPULAR E NÃO MELHORA A EDUCAÇÃO POIS SE TRANSFORMA EM POLITICAGEM. E O MARANHÃO CONTINUA NO CAMINHO ERRADO E SEM AVANÇAR.
ResponderExcluirO GOVERNADOR DEVIA ERA CUMPRIR COM O QUE FOI PROMETIDO E QUE É NECESSÁRIO PARA A EDUCAÇÃO MELHORAR QUE É A REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO PARA CARGOS DE PROFESSOR EM TODO ESTADO E ASSIM GARANTIR A PARTICIPAÇÃO DE TODOS EM CONCORRÊNCIA DE PROVAS E DE PROVAS E TÍTULOS, QUALQUER OUTRA MEDIADA A SER TOMADA SE NÃO FOR VIA CONCURSO PÚBLICO NÃO TEM APROVAÇÃO POPULAR E NÃO MELHORA A EDUCAÇÃO POIS SE TRANSFORMA EM POLITICAGEM. E O MARANHÃO CONTINUA NO CAMINHO ERRADO E SEM AVANÇAR.
ResponderExcluirA FORMA MAIS DEMOCRÁTICA QUE EXISTE PARA SUPRIR AS NECESSIDADES DE PROFESSOR É FAZER CONCURSO PÚBLICO E DAR A OPORTUNIDADE PARA NOVOS PROFESSORES QUE REALMENTE QUEREM TRABALHAR. O QUE SE OBSERVA HÁ MUITOS ANOS É QUE BOA PARTE DOS PROFESSORES ESTADUAIS DE ESPERANTINÓPOLIS NÃO TRABALHAM EM SALA DE AULA E SIM COLOCAM OUTRAS PESSOAS PARA MINISTRAR SUAS AULAS, OU SEJA, TERCEIRIZAM O ENSINO. OUTROS ESTÃO EM SEUS COMÉRCIOS GANHANDO DINHEIRO E NÃO ESTÃO NEM UM POUCO PREOCUPADOS COM A EDUCAÇÃO DOS ALUNOS DAS ESCOLAS ANTONIO CORRÊA E JOÃO ALMEIDA. SE EU FOSSE RELATAR O TAMANHO DO DESCASO DA EDUCAÇÃO DO NOSSO MUNICÍPIO DARIA UM LIVRO BEM VOLUMOSO. O QUE MAIS EXISTE AQUI SÃO PROFESSORES SEM COMPROMISSO. E O PIOR DE TUDO É QUE NUNCA PEGAM FALTAS, ENTÃO ELES DEITAM E ROLAM. E TEM MAIS O GOVERNADOR FLÁVIO DINO JAMAIS IRÁ MORALIZAR A EDUCAÇÃO DO MARANHÃO, POIS O QUE ELE TÁ QUERENDO É COLOCAR OS ALIADOS DELE A TODO CUSTO NAS DIREÇÕES DAS ESCOLAS ESTADUAIS. É MOLE OU QUER MAIS. VAI VIRÁ UMA ZORRA TOTAL!!!!! É UM PROGRESSO TOTAL ESSE NOSSO MARANHÃO!!!! PEGA FOGO CABARÉ.......!!!!!!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
ResponderExcluir