Governador Flávio Dino assina projeto de lei ao lado da secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres. Foto: Secom
Governador Flávio Dino assina projeto de lei ao lado da secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres. Foto: Secom
O governador do Maranhão assinou na tarde desta sexta (5) o projeto de lei que duplica a carga horária dos professores que quiserem prestar serviços ao Sistema de Ensino do Estado, passando também a receber o dobro do salário atual. A proposta será avaliada pela Assembleia Legislativa e tem como objetivo diminuir o déficit de professores em sala de aula.

Hoje, existem aproximadamente 30 mil professores vinculados à Secretaria de Educação do Estado, trabalhando em regime de 20h ou 40h semanais. Para aqueles que possuem contrato de 20h será dada a faculdade de estender seus serviços para 40h, recebendo o salário proporcional ao aumento de horas trabalhadas.

A professora Áurea Prazeres, atual gestora da Seduc, destaca que essa é mais uma ação de avanço da Educação Pública no Maranhão promovida pela atual gestão. Ela explica que o aumento da presença de um mesmo professor no sistema público de Educação segue a linha da implantação do Sistema de Ensino em Tempo Integral.

Isto porque trabalhando por dois expedientes no sistema de Educação do Estado, o professor poderá acompanhar de perto o desempenho dos alunos numa mesma escola ou região, por exemplo. A partir da duplicação da carga horária facultativa a todos os professores da rede, diminui-se também a defasagem no número de professores nas salas de aula estaduais.

Outra inovação proposta pelo projeto de lei é a possibilidade de que um mesmo professor que possua duas matrículas na Seduc possa unificá-las, deixando de ser contratado por dois regimes diferentes, compondo um total de 40h semanais.

Essa é mais uma ação do Governo do Estado em favor da Educação Pública de qualidade em todo o Estado, em especial à valorização dos educadores que são responsáveis por lecionar nos 217 municípios. Em janeiro, o governador Flávio Dino concedeu aumento de 13% a todos os professores da rede, bem como garantiu a progressão de carreira a mais de 11 mil professores. Na mesma data, contratou novos 1.000 professores que já atuam nas salas de aula por todo o Maranhão.

Assinado o projeto de lei proposto pelo Governo do Estado, o documento é encaminhado para a apreciação da Assembleia Legislativa para que possa receber eventuais contribuições, ser sancionado e a partir daí passar a valer.

Comentários do Blogger

4 Comentários

  1. Na minha opinião o governo do estado deveria era chamar os excedentes. Só assim estaria dando oportunidade para outras pessoas trabalharem, sou professor do município de Esperantinópolis e excedente do estado, mas nunca consegui ser chamado. Votei em Flavio dino e espero q ele seja justo em seu governo, se tem essa defasagem de professores pq não convoca os excedentes? Muitos desses professores q vão ampliar a carga horaria vai terceirizando como fazem a muito tempo. Em Esperantinópolis o q mais se ver é isso.

    ResponderExcluir
  2. O GOVERNADOR DEVIA ERA CUMPRIR COM O QUE FOI PROMETIDO E QUE É NECESSÁRIO PARA A EDUCAÇÃO MELHORAR QUE É A REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO PARA CARGOS DE PROFESSOR EM TODO ESTADO E ASSIM GARANTIR A PARTICIPAÇÃO DE TODOS EM CONCORRÊNCIA DE PROVAS E DE PROVAS E TÍTULOS, QUALQUER OUTRA MEDIADA A SER TOMADA SE NÃO FOR VIA CONCURSO PÚBLICO NÃO TEM APROVAÇÃO POPULAR E NÃO MELHORA A EDUCAÇÃO POIS SE TRANSFORMA EM POLITICAGEM. E O MARANHÃO CONTINUA NO CAMINHO ERRADO E SEM AVANÇAR.

    ResponderExcluir
  3. O GOVERNADOR DEVIA ERA CUMPRIR COM O QUE FOI PROMETIDO E QUE É NECESSÁRIO PARA A EDUCAÇÃO MELHORAR QUE É A REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO PARA CARGOS DE PROFESSOR EM TODO ESTADO E ASSIM GARANTIR A PARTICIPAÇÃO DE TODOS EM CONCORRÊNCIA DE PROVAS E DE PROVAS E TÍTULOS, QUALQUER OUTRA MEDIADA A SER TOMADA SE NÃO FOR VIA CONCURSO PÚBLICO NÃO TEM APROVAÇÃO POPULAR E NÃO MELHORA A EDUCAÇÃO POIS SE TRANSFORMA EM POLITICAGEM. E O MARANHÃO CONTINUA NO CAMINHO ERRADO E SEM AVANÇAR.

    ResponderExcluir
  4. A FORMA MAIS DEMOCRÁTICA QUE EXISTE PARA SUPRIR AS NECESSIDADES DE PROFESSOR É FAZER CONCURSO PÚBLICO E DAR A OPORTUNIDADE PARA NOVOS PROFESSORES QUE REALMENTE QUEREM TRABALHAR. O QUE SE OBSERVA HÁ MUITOS ANOS É QUE BOA PARTE DOS PROFESSORES ESTADUAIS DE ESPERANTINÓPOLIS NÃO TRABALHAM EM SALA DE AULA E SIM COLOCAM OUTRAS PESSOAS PARA MINISTRAR SUAS AULAS, OU SEJA, TERCEIRIZAM O ENSINO. OUTROS ESTÃO EM SEUS COMÉRCIOS GANHANDO DINHEIRO E NÃO ESTÃO NEM UM POUCO PREOCUPADOS COM A EDUCAÇÃO DOS ALUNOS DAS ESCOLAS ANTONIO CORRÊA E JOÃO ALMEIDA. SE EU FOSSE RELATAR O TAMANHO DO DESCASO DA EDUCAÇÃO DO NOSSO MUNICÍPIO DARIA UM LIVRO BEM VOLUMOSO. O QUE MAIS EXISTE AQUI SÃO PROFESSORES SEM COMPROMISSO. E O PIOR DE TUDO É QUE NUNCA PEGAM FALTAS, ENTÃO ELES DEITAM E ROLAM. E TEM MAIS O GOVERNADOR FLÁVIO DINO JAMAIS IRÁ MORALIZAR A EDUCAÇÃO DO MARANHÃO, POIS O QUE ELE TÁ QUERENDO É COLOCAR OS ALIADOS DELE A TODO CUSTO NAS DIREÇÕES DAS ESCOLAS ESTADUAIS. É MOLE OU QUER MAIS. VAI VIRÁ UMA ZORRA TOTAL!!!!! É UM PROGRESSO TOTAL ESSE NOSSO MARANHÃO!!!! PEGA FOGO CABARÉ.......!!!!!!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir