Neste sábado, 02, por volta das 12h00min, o jornalista Nilton Lee conduziu uma entrevista com o prefeito de Esperantinópolis Dr. Raimundinho e o deputado estadual Vinícius Louro durante programação da rádio Boa Esperança do Mearim (AM)

Inicialmente, Dr. Raimundinho fez seus cumprimentos ao jovem deputado e ao povo esperantinopense:

“Quero dizer que é um motivo de orgulho e um prazer esta aqui na rádio AM. Quero cumprimentar ao povo esperantinopense ouvintes e compartilhar da satisfação de estarmos aqui ao lado do nosso deputado, Vinícius Louro, para nós é motivo de orgulho termos como representante na Assembleia Legislativa, um deputado um jovem com brilho, com talento e com futuro. Antigamente, em Esperantinópolis nós tínhamos aqueles famosos deputados 'pipiras' que vinha aqui só na época de eleição pedia o voto e desaparecia, hoje não, hoje nós temos um deputado presente e atuante e que está sempre a nossa disposição e quero aqui parabenizar o trabalho que ele vem desenvolvendo e o destaque que o deputado jovem Vinícius Louro está tendo hoje em todo o estado do Maranhão.”

Vinícius Louro agradece as palavras do prefeito de Esperantinópolis e fala da satisfação de está mais uma vez visitando nossa cidade e nosso povo:

“Quero aqui saudar e agradecer o prefeito Raimundinho pelas palavras, e dizer que nós somos parceiros e vamos trilhar juntos no desenvolvimento de Esperantinópolis. Agradeço mais uma vez essa grande votação e o apoio do prefeito que nos ajudou e agora é a nossa hora de retribuirmos dando continuidade ao trabalho do ex-deputado Raimundo Louro, que foi um deputado atuante, sempre esteve presente junto com o povo de Esperantinópolis e com nós não será diferente, muito pelo contrário, iremos intensificar essa presença.”

Em seguida o parlamentar faz críticas em relação aos ‘famosos deputados pipiras’ como diria o prefeito Dr. Raimundinho:

“Ontem mesmo, estava eu conversando com o secretário de Comunicação, Carlos Barroso, meu amigo particular e pessoal, e ele estava comentando que nenhum outro deputado voltou a Esperantinópolis desde a época da eleição, apenas estiveram aqui para conseguir o voto do povo e nunca mais retornaram. Eu quero dizer que, nós sempre estivemos presentes desde a época do nosso eterno deputado Raimundo Louro, é a nossa forma de trabalhar, estando junto das comunidades e ajudando o povo, como agora mesmo na semana santa eu disse para meus colegas deputados que eu estava doando 40 tonelada de peixes e meus colegas disseram que eu era louco que daqui a quatro anos o povo nem iria lembrar, eu respondi que há 16 anos o deputado Raimundo Louro vem fazendo esse projeto na nossa região e a gente continuaria dando com o projeto. A nossa eleição foi de apenas de 23 dias, então para se transferir votos é muito difícil, mas é como o povo sempre fala eu vou votar no daqui, que está sempre presente com o povo, andando na região, trazendo as obras colocando as emedas e beneficiando e dando melhor qualidade de vida ao povo.” 

No decorrer da entrevista o parlamentar fala sobre indicações de emendas do então deputado Raimundo Louro, beneficiando o município de Esperantinópolis que o mesmo está dando continuidade:

“Aqui nós fizemos várias indicações beneficiando o povo, fizemos a indicação do asfaltamento de Esperantinópolis ao Palmeiral, que são 9 km de asfalto; fizemos a indicação também da ponte sobre o rio Mearim que dá acesso a estrada de Joselândia e fizemos também a indicação do asfaltamento do Palmeiral até Joselândia. É um compromisso que nós temos com aquele povo, para melhorar a qualidade de vida...”

Vinícius Louro fala sobre a administração do Dr. Raimundinho e das dificuldades enfrentadas por todos os gestores do Estado do Maranhão:

“Que o prefeito Raimundinho acima de tudo está trabalhando, e como diz o ditado popular está fazendo das tripas coração para que melhore o progresso e a qualidade de vida em Esperantinópolis, mas, nós temos que ter ciência de que aqui existe uma oposição perversa como em todo lugar que só serve pra bater, pra oposição quanto prior a situação melhor para eles, então, no lugar da oposição esta aqui ajudando a administração para dá qualidade de vida a população eles estão aqui é batendo, criticando e não fazem nada. 

Aqui nós sabendo, eu fui vice-prefeito de Trizidela do Vale, e no ano passado eu estive participando da marcha de prefeitos em Brasília, em que participaram quase 5 mil prefeitos, onde nem a presidenta Dilma teve coragem de ir lá nos recepcionar e falar com esses prefeitos porque os prefeitos daquela época lutavam e lutam pelos 2% de reajuste junto ao FPM, imagina que o salário aumenta, os empregos aumentam, as despesas aumentam, tudo aumenta na prefeitura mas essa questão do reajuste está defasada a muitos anos. E aí a gente ver a problemática que é a crise que vem assolando nosso país, então a gente tem que ter calma. 

Eu acredito que com esse novo governo do Maranhão a coisa mude, pois a promessa do nosso governador é a mudança e que nós consigamos colocar agora as emendas, nós sabemos das dificuldades, mas também sabemos que o prefeito está empenhado e trabalhando. 

E a gente vem acompanhando todas as prefeituras no Maranhão e todas estão em crises. Isso aí, é público e notório, um exemplo é a prefeitura da nossa capital, o prefeito está em crise lá, porque lá realmente foi uma prefeitura que passou dois anos, como diz a história, sem um governo e agora vamos ver se o governador realmente ajuda os municípios, porque o que houve na gestão passada, segundo Fred Maia, prefeito de Trizidela do Vale, foi um estelionatário político, pois prometeram os convênios, fizeram acontecer e na hora deixaram todos os prefeitos na mão a ver navios e a promessa para o povo. 

Além disso, todas as obras do estado estão paradas, devido a mudança de governo, isso é natural, eles não cancelam os contratos, mas, seguraram os contratos para rever se há alguma irregularidade neles. Quero dizer que todas as emendas do deputado Raimundo Louro nós vamos lutar para que sejam liberadas.”

Dr. Raimundinho de forma sucinta fala em relação às obras paradas e em andamentos no município de Esperantinópolis e buscar mais uma vez apoio do deputado Vinícius Louro.

“Em relação aos convênios federais feito entre a prefeitura e o Governo Federal, nós temos vários convênios, como poços artesianos: Entregamos a população os poços artesianos na Serra do Diolindo e no Povoado Serraria, que era um sonho do povo daquela comunidade e apesar da dificuldade em decorrência da altitude, ou seja da altura que é aquela região da Serraria, conseguimos a perfuração do poço e a comunidade hoje possui uma torneira e água potável. No Povoado Anajá nós estamos concluindo a perfuração do poço e já estamos colocando a rede de distribuição, lá o município teve que ter uma despesa extra por conta da dimensão e a extensão do Povoado Anajá e nós vamos deixar a comunidade com água potável que é um sonho dos moradores. No Bairro Castelinho já foram feitas várias tentativas e vamos continuar a perfuração por lá e deixar também o Bairro Castelinho com o poço artesiano distribuindo água para toda a população.

E na situação da água temos alguns casos especiais, que é o caso do Bairro Jovitão que nós já conseguimos um poço artesiano, esse poço já foi licitado pela CAEMA, pois naquele bairro a água é solicitada e distribuída em carro pipa, e isso não é mais viável na nossa realidade. Na próxima semana, iremos à CAEMA em São Luís com nosso deputado para saber o que aconteceu que a empresa ainda não veio realizar este trabalho.

Pouca gente sabe que existe um poço artesiano perfurado em perfeito estado localizado na sede da CAEMA em Esperantinópolis desde 2013 e que pode acabar com racionamento de água na sede de Esperantinópolis, mas que nunca foi disponibilizado para a população. Ao pedir explicações a CAEMA sobre este poço parado, a empresa disse que falta a ligação com a CEMAR, já a CEMAR diz que falta algo para o poço se adequar ao padrão, mas nós continuaremos insistindo para disponibilizar este poço para a população da sede. 

No Povoado Giquiri e no Centro dos Pebas nós temos a seguinte situação: o poço artesiano foi perfurado há anos porém a água daquele poço não é própria para o consumo humano. Então, nós já tentamos junto da CONDEVASP um poço artesiano para as duas comunidades. Nós estamos também por meio da CONDEVASP tentando viabilizar os poços artesianos do Povoado Ingarana e do Centro do Utensílio. Resolvemos também o problema de água do Bela Vista e Centro do Meio. 

Temos também através dos convênios federais a eletrificação rural, Luz para Todos, um programa do governo federal, que no município de Esperantinópolis estava paralisado porque estava inadimplente com a CEMAR, nós pagamos a dívida com a CEMAR em 2013 e 2014, e logo de imediato a CEMAR reiniciou o Programa Luz para Todos no nosso município. E antes de terminar o ano de 2015 nós vamos apagar as últimas lamparinas de Esperantinópolis. Nós trouxemos para o município a distribuição e a troca de geladeiras velhas, foram distribuídas mais de duzentas geladeiras novas para famílias de baixa renda.

Outros convênios foram para a construção de postos de saúde, construímos um no Centro do Coroatá que vamos entregar na semana que vem, outro no Palmeiral que já foi entregue a população e outro na sede, o Centro de Saúde Dr. Sebastião de Lima Bonfin, que foi todo adequado, todo modernizado e climatizado para dá um bom atendimento a nossa população. Além desses construídos. Nós temos o Centro de Saúde que vai ser reiniciado no centro da cidade, localizado no antigo matadouro. Também a ampliação do Posto de Saúde da Sumaúma, Giquiri e Bom Princípio. As obras estavam paradas, porque a empresa que ganhou esses lotes elas abandonaram as obras, nós já enviamos uma notificação a empresa, fizemos o distrato e já fizemos uma nova licitação com uma nova empresa que já esta em Esperantinópolis reiniciando essa obras da saúde.

Além dessas obras nós temos as obras ligadas ao FMDE, que são a construção de quadras poliesportivas, uma na sede próxima ao Estádio Municipal (a quadra pertence à escola Municipal Francisco Jovita e por determinação do MEC a quadra deve ser construída numa distância de no máximo 100 metros da escola). Da mesma forma vamos construir uma quadra no Palmeiral. Será iniciada a obra de uma quadra no Bom Princípio também. 

Em Esperantinópolis todos nós sabemos que não temos nenhuma escola feita de acordo com os padrões do MEC, a primeira que será construída será a escola do Centro dos Pebas, que também é uma obra que está paralisada e inclusive, já notificamos a empresa e estamos esperando a mesma dá um parecer porque que parou a obra, pois o recurso é federal e passado diretamente para a conta da empresa.

Nós temos hoje aprovadas seis escolas para serem construídas em Esperantinópolis, que nós conseguimos com a ajuda do nosso deputado Raimundo louro e do nosso deputado federal Hildo Rocha e com o apoio de Vinícius louro, nós fomos a Brasília e conseguimos a aprovação das seis escolas. Mas essas seis escolas só serão liberadas se for devolvido o dinheiro da obra creche que foi desviado em 2012, pois com o desvio do recurso essa obra da creche ficou irregular, e hoje o município de Esperantinópolis está inadimplente com FMDE. 

Em 2012 foi retirada duas parcelas do recurso da creche no valor de 266 mil reais, todos nós sabemos como foi feito e qual a empresa que fez a licitação e qual a empresa que nunca lá colocou nenhum tijolo lá, então esta empresa desviou este recurso e a obra não foi feita, inicialmente disseram que não tinham terreno, mas o terreno foi doado pala dona Maria Carneiro para a prefeitura, o documento foi registrado em cartório e nunca a prefeitura deixou de dá este suporte para a construção da creche."

Como o recurso foi desviado em 2012 e a obra não foi construída, o município ficou inadimplente, então nenhum recurso veiculando ao Ministério da Educação será liberado para Esperantinópolis enquanto não for regularizada a obra da creche. 

"E hoje eu quero dizer que para nós fazermos a referida obra eu preciso do apoio da câmara de vereadores de Esperantinópolis porque todo recurso que vem para a prefeitura ele tem que ser gerido pelo prefeito e secretários, mas, é necessário o aval dos vereadores, então para nós devolvermos aquele recurso e iniciar a obra da creche os vereadores tem que aprovar a colocação desse recurso no orçamento, que inicialmente era de 266 mil reais em 2012 e hoje com o reajusto será mais de 400 mil reais. Porque para o Ministério da Educação não interessa quem desviou o dinheiro do recurso o que interessa é que o município der conta do dinheiro. 

Então, se nós formos esperar cinco ou dez anos para a justiça obrigar aquela empresa a devolver o dinheiro para o Ministério da Educação é complicado, a minha saída como gestor é que o município devolva o dinheiro para o Ministério pagar a empresa vencedora atual da licitação para que a obra seja construída e o município saia da inadimplência, se não daqui a dez anos Esperantinópolis não vai construir nenhuma escola dentro dos padrões do MEC. Mas, para isso, eu preciso do apoio dos vereadores, eles tem que entenderem que esse dinheiro será entregue diretamente para o Ministério da Educação e o Ministério da Educação será encarregado de pagar quem vai construir a creche e que portanto, devem aprovar esse orçamento. 

Imagine vocês a importância de uma creche para nossas mães de família que necessitam de um local para deixar seus filhos seguros para poder ir trabalhar ou para estudar, esse é um direito da população, e por conta do exposto eu como gestor entendo que o município deva devolver esse dinheiro que foi desviado da creche para o Ministério da Educação e é claro, que o município vai cobrar na justiça de quem pegou esse dinheiro, inclusive este caso já está na justiça desde 2013, mas, até agora nós não recebemos nenhum parecer. E peço aos vereadores que entendam essa situação e a importância e urgência de resolver essa questão. 

No momento em que a oposição quer barrar a administração quem sofre é o povo. O que esperamos de uma oposição é que ela seja coerente, responsável que pregue a verdade e que não saia pregando a mentira."

Dr. Raimundinho fala sobre o andamento do Concurso público que será realizado no município de Esperantinópolis 

"Nós queremos parabenizar os vereadores que aprovaram o projeto de lei para a realização do concurso público e dizer que tivemos contato com várias empresas, fizemos a divulgação, porém, não encontramos nenhuma empresa que se disponibilizasse para a realização do concurso, então, nós fizemos a publicação do concurso e estamos esperando. Essa semana uma empresa já nos procurou para comprar o edital e com fé em Deus neste semestre nós já estaremos realizando o concurso público aqui em Esperantinópolis."

Comentários do Blogger

0 Comentários