Circula na internet a informação de que um casal paraguaio está sequestrando crianças para roubar seus órgãos. O alerta que pode também ser encontrado em forma de áudio no Whatsapp, vem acompanhado de uma foto mostrando o rosto dos supostos sequestradores, e claro acompanhado de um texto alarmista.

Histórias de sequestradores que roubam órgãos fazem parte de lendas urbanas há anos, quando ainda nem sequer se imagina um leve esboço da internet. Ainda assim nunca se soube de noticiário policial sobre esse tipo de caso.

Vamos ver a lenda urbana “Casal paraguaio sequestra crianças para roubar órgão”:

José Graziano Portes Galvani foi preso em Cuiabá no dia 09/04/2015 após sua foto ser divulgada na mídia, segundo a DEDICA de Cuiabá.

"Esse casal veio do Paraguai e esta sequestrando crianças daqui do Brasil pra tirar os orgão… Gente tomem muito cuidado e compartilhe a foto deles, quanto mais gente souber melhor.

Pessoal, esse casal tem ido em escolas infantis se passando por fotógrafos, quando na verdade são “traficantes” de crianças, por favor repassem ao maior número de pessoas que puderem, se trata de uma informação verdadeira, tenho amigos professores que tiveram contato com esse casal, já foram vistos em Santo André também!

Fiquem de olho, protejam os seus pequenos!

Compartilhe!!!(si)"

Será verdade essa história de que casal paraguaio sequestra crianças para roubar órgãos?

Inicialmente é preciso explicar, que a foto que ilustra o boato foi cortada aqui, para preservar a mulher que divide a foto com o homem.

O homem da foto do boato acima; se chama José Graziano Portes Galvani, de 30 anos, acusado de estuprar a filha, de 11 anos, e a enteada de 9 anos, em Cuiabá. De acordo com o portal informativo Repórter MT José Graziano teria se entregado na Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica).

Alguém pegou a foto do Graziano com uma mulher inocente e usou para ilustrar o boato.

Um outro boato semelhante sobre sequestro de crianças e roubo de órgãos também tem circulado na rede e é falso:



A história é a mesma, casal paraguaio se passa por fotógrafo e sequestra as crianças.

O casal que aparece nesse novo Hoax, se chamam Luis Alejandro González (Chile) e Malvina Serrano (Argentina), e são acusado de pertencer a uma rede de tráfico para a prostituição. Eles são fugitivos e são perseguidos pela Interpol. Segundo os dados recolhidos, o casal operava no Chile, em 2009. Após essa primeira publicação com retratos e nomes dessas pessoas em 2012, na Internet, tornou-se viral esse hoax de sequestro a crianças e tráfico de órgãos e a utilização das imagens em vários países, incluindo Chile, Argentina, Espanha e México.

Conclusão: Pessoas sem muito o que fazer, pegam fotos de bandidos reais, normalmente procurados, e os associam a uma antiga lenda urbana de sequestro de crianças para roubo de órgãos.

Claro que independente de ser falsa a história de que casal paraguaio sequestra crianças para roubar órgãos, é sempre importante ficar alerta com a aproximação de estranhos querendo de alguma forma interagir com crianças. Afinal, existem pessoas que de fato sequestram crianças para fazer coisas terríveis com elas.

Comentários do Blogger

0 Comentários