Francisco Filho, esposo da prefeita de São Raimundo do Doca Bezerra/Ma, Arlene Uchôa, foi condenado por homicídio culposo decorrente de negligência no atendimento a uma criança de onze meses durante o plantão do profissional no hospital municipal de Igarapé Grande/Ma, no dia 15 de janeiro de 2007.
A sentença foi expedida no último dia 12, pelo titular da Comarca de Igarapé Grande, juiz Marcelo Moraes Rêgo de Souza, condenou o médico Francisco Rodrigues Uchôa a dois anos de prestação de serviços à comunidade e pagamento de multa. As penas substituem a pena inicial, de dois anos de detenção, em regime aberto. 
A prestação de serviço deve se dar por oito horas semanais, em entidade a ser indicada em audiência a ser realizada após o trânsito em julgado da sentença. A multa a ser paga pelo médico, no valor de cento e cinqüenta salários mínimos atuais (R$ 788,00), deve ser revertida aos pais da vítima.
A sentença, que atende à Ação Penal interposta pelo Ministério Público Estadual, foi prolatada durante os trabalhos de correição realizados na comarca. Devido ao recesso do Poder Judiciário, intimação, publicação no Diário da Justiça e contagem de prazos só acontecem após o próximo dia 20, quando se encerra o recesso do Judiciário.
A enfermeira Terezinha Sampaio e a auxiliar de enfermagem Luzinete Carneiro de Oliveira, também arroladas na denúncia do Ministério Público, foram absolvidas. “Não restaram evidenciadas que as condutas das rés Terezinha e Luzinete foram negligentes, imprudentes ou imperitas”, diz o magistrado na sentença. “As condutas negligentes e imperitas são de responsabilidade do médico plantonista, não havendo como atribuir às rés, meras executoras de tarefas, sem qualquer poder decisório no ambiente hospitalar, o resultado da morte da vítima”.
Gases
Segundo a denúncia do Ministério Público, no dia 15 de janeiro de 2007, por volta das 10h, a menor foi encaminhada ao hospital, desacordada, com quadro de vômito e febre, tendo sido atendida pelo réu, plantonista na ocasião, que prescreveu soro intravenoso à criança. Ainda segundo a denúncia, a menina teria permanecido inconsciente, em sono profundo, durante todo o dia, o que teria sido relatado ao médico pela mãe da criança, ocasião em que Rodrigues respondeu que “o quadro clínico era normal, e que a criança estava apenas com gases”.
Por volta das 19h, a mãe da criança teria procurado novamente o médico, a fim de adverti-lo da persistência do quadro clínico da paciente, quando Rodrigues teria ministrado um soro intravenoso de cor laranja à menor, insistindo no diagnóstico de gases. A medicação não teria surtido efeito, tendo o quadro da criança evoluído para crítico, quando a criança, além de inconsciente, passou a apresentar febre e estômago alto e endurecido. A grave situação teria sido relatada pela mãe da criança às auxiliares de enfermagem de plantão, Terezinha e Luzinete, quando teria solicitado das auxiliares que chamassem o médico plantonista. De acordo com a denúncia, a solicitação não teria sido atendida sob a alegação de que o médico estaria dormindo.
Conforme relatado na denúncia, somente no dia seguinte (16/01/2007), por volta das 9h, o médico teria atendido a criança, reforçando a prescrição já definida e passando o caso para o médico que assumiria o plantão na ocasião, Francisco Milton Lacerda. Este, verificando o estado crítico da menina, determinou seu imediato encaminhamento para um centro médico de referência, situado em Terezina (PI), onde a garota morreu horas depois vítima de obstrução intestinal aguda, evoluída para abdômen agudo e toxemia.
Imperícia e negligência
Em suas considerações, o juiz Marcelo Moraes Rêgo afirma que “as condutas descritas na denúncia se amoldam ao delito previsto no Código Penal como homicídio culposo”. O magistrado cita o depoimento da mãe da criança, no qual a mesma afirma que em nenhum momento o médico examinou a criança, o que foi confirmado pelo médico em depoimento judicial. O juiz ressalta ainda que os exames médico-laboratoriais somente foram requeridos no dia 16/01/2007, quase 24h depois da entrada da vítima no hospital, por outro médico.
O magistrado cita ainda resultado de perícia realizada na vítima, cujo laudo relata que “houve imprecisão e demora na conduta terapêutica utilizada pelo médico”.
As informações são do TJMA

Comentários do Blogger

9 Comentários

  1. A oposição tá se fortalecendo contra o casal, agora é da propria familia.
    Pinto cego o seu filho Roubinho, gilson, vereador eliezio, os ex-prefeitos chico moreno, david rodrigues,os vereadores, mizael, raibel, edivan, o vice prefeito Mavio Rocha,o Governador Flavio Dino e ex-vereador Beto Cabral, juntamente com o atual prefeito de do municipio de senador Alexandre Costa, estão se fortalecendo pra tirar o CHICO DOIDO do poder.

    ResponderExcluir
  2. É mais fácil o besta gastar 500 mil tentando,comprar liminar do que pagar 120.000,00, só pq o doido gosta de espalhar merda com as mãos.

    ResponderExcluir
  3. Como diz um amigo: "o mal por si se destrói".

    ResponderExcluir
  4. Faltou mais gente contra tu chico doido, tem o deputado raimundo louro o vice-governador brandão que é amigo de chico moreno e davi,tem o Eunélio prefeito de santo antonio dos lopes e tambem o prefeito Dr. Jerry que tambem apoia o futuro prefeito de São Raimundo do Doca Bezerra.
    E oChico Doido já sabe que perder a eleição para esse grupão com o candidato da juventude e do povo o nome dele é BETO CABRAL.
    E o Mario Jorge tá só ganhando dinheiro do Chico Doido pra ajudar seu amigo Beto.
    Aguarde Chico Doido o teu dia tá chegando.

    ResponderExcluir
  5. Algumas pessoas por estarem no poder acreditam que pode tudo, inclusive desafiar a lei, pela dinâmica jurídica do nosso Brasil, muitas vezes conseguem e ai pisam nos menos favorecidos, roubam o dinheiro que deveriam chegar ao povo e compram apoio político para se manter como representante, mas tudo isso uma hora tem fim e a justiça abre os olhos e toma providências pois acima de tudo e de todos tem Deus que no seu tempo age e destrói todo mal o que na verdade, Ele fez foi dar corda para ver até onde essa gente suja iria, o chamado livre arbítrio, mas acredito que agora começa o desmoronar desse castelo de areia construído por essa ingestão que comanda São Raimundo e que toda essa turma citada e outros que surgirão pelo caminho e Deus que foi esquecido por essa gente que se acha dona de nossa cidade e superior a todos, encontrarão meios de erradicar essa praga que se alastrou por essas bandas.

    ResponderExcluir
  6. Pra um doido diz que tem que ter um doido e mei, é Beto cabrel na parada. segura que eu quero ver.

    ResponderExcluir
  7. É agora estamos lascado de vez, estamos cm salário atrasado, só falta ele usar mais o salário de outro mês pra pagar essa indenização. O fim está chegando tem menos de dois anos e eu ñ vejo a hora desse dia chegar,vamos que vamos !!!!!!!!!

    ResponderExcluir