Lideranças e partidos que compõem a base dos candidatos realizaram apenas mobilizações de reafirmação, com antigos e novos aliados.
Marco Aurélio d´Eça
Editor de Política
O ESTADO DO MARANHÃO
Foto: Divulgação
Vereador Ivaldo Rodrigues
Osegundo turno das eleições presidenciais no Maranhão começou com movimentos distintos entre os partidários de Dilma Rousseff (PT) e os de Aécio Neves
(PSDB). Enquanto os aliados de Dilma passaram a semana ainda em discussões e reuniões sobre como se dará a campanha - e quem serão seus coordenadores -, os tucanos realizaram o primeiro ato, em Imperatriz, coordenado pelo prefeito Sebastião madeira (PSDB). Diante da neutralidade do governador eleito Flávio Dino, seus aliados - e até familiares - espalharema-se entre as duas candidaturas.
A primeira ação de Dilma está prevista para a semana que começa hoje. Espera-se a presença da própria candidata no Maranhão. Mas, apesar do anúncio de Timon como destino original, a petista ainda não definiu nem local nem data para o evento, que deve ter a coordenação do deputado federal e ex-ministro do Turismo, Gastão Vieira (PMDB).
Além de Gastão Vieira, outro peemedebista pretende mobilizar aliados em favor de Dilma. O senador João Alberto de Souza anuncia para este início de semana a reunião de prefeitos do PMDB para uma mobilização em favor da candidata do PT. "Nós vamos com Dilma no segundo turno, independentemente de quem esteja com ela. Nós acreditamos que ela é a melhor opção para o Brasil", afirmou João Alberto de Souza.
Petistas - Além do PMDB, o PT maranhense conta neste segundo turno com o apoio do PDT e do PCdoB, embora o candidato a governador Flávio Dino tenha decidido pela neutralidade no segundo turno - já que tem o apoio do PSDB, que lhe deu o maior tempo de propaganda eleitoral no primeiro turno, fundamental para a consolidação da vitória.
Na sexta-feira, a coordenadora estadual da campanha de Dilma Rousseff, Berenice Gomes, reuniu-se em Brasília com a coordenação nacional, para discutir a agenda da presidente no Maranhão. O presidente regional do PCdoB, Márcio Jerry - já indicado como futuro secretário de Articlação do governo Flávio Dino - também participou da reunião. Embora aliados no segndo turno, Berenice e Jerry devem estar em agendas separadas na campanha.
Berenice Gomes garante que a campanha de Dilma já está nas ruas desde terça-feira. "Nós fizemos adesivagem na terça-feira e, ontem (quinta-feira), realizamos Plenária Geral de Mobilização", disse Berenice.
Ontem, o vereador pedetista Ivaldo Rodrigues realizou mobilização na Vila Luizão, ao lado de militantes do PT. “Estamos com nossa militância atuando em pról da nossa presidente Dilma. E temos convicçãod e manter a vitória também no segndo turno”, afirmou ivaldo Rodrigues.
Na sexta-feira, a direção nacional do PDT confirmou oficialmente o apoio a Dilma Rousseff. O presidente da legenda, ex-ministro Carlos Lupi disse qe vai punir pedetistas que não assmirem a campanha da candidata edo PT.

Dino declara-se neutro, mas põe aliados dos dois lados

O governador eleito Flávio Dino assumiu uma postura controvertida neste segundo turno das eleições presidenciais no Maranhão. Se declara neutro entre as candidaturas de Aécio Neves e de Dilma Rousseff, mesmo tendo motivos suficientes para apoiar um ou outro candidato. Mas liberou aliados e até familiares para fazer campanha para um ou outro, postura que ele mesmo já criticou em outros tempos.
Na sexta-feira, o pai de Flávio Dino, o escritor e ex-prefeitod e João Lisboa Sálvio Dino, participou ativamente da mobilização coordenada pelo prefeitod e Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), pela candidatura de Aécio Neves. Dino pai chegou sem avisar e fez questão de abraçar o coordenador de campanha de Aécio, senador Agripino Maia (DEM-RN), a quem garantiu o apoio ao tucano.
Um dia depois, em São Luís, Sálvio Dino Júnior, filho de Sálvio e irmão do governador eleito, participou de evento coordenado pelo vereador Ivaldo Rodrigues (PDT), em São Luís, e declarou apoio a Dilma. Antes, Sálvio Júnior já tinha participado de evento com a coordenadora geral da campanha de Dilma, Berenice Gomes.
Além dos familaires, Flávio Dino liberou também o presidente do seu partido, jornalista Márcio Jerry, a participar ativamente da campanha de Dilma Rousseff no Maranhão. Enquanto isso, seu vice-governador eleito, Carlos Brandão (PDB), o senador eleito Roberto Rocha (PSB) e a deputada federal mais votada no estado, Eliziane gama (PPS), todos de sua base, estão na campanha de Aécio Neves.
Flávio Dino foi auxiliar do governo Dilma até abril, quando deixou a presidência da Embratur para ser candidato a governador. A partir daí, aproximou-se de Aécio Neves, quando o PSDB indicou seu vice e garantiu tempo na propaganda eleitoral para a coligação do PCdoB.

Mais

O prefeito Sebastião Madeira disse ter ficado entusiasmado com na presença maciça de lideranças políticas e formadores de opinião no ato em apoio a Aécio Neves, que ele realziou sexta-feira, em Imperatriz. “Lavei minha alma”, disse o prefeito, que experimentou alguns fracassos em eventos do PSDB, no primeiro turno

Comentários do Blogger

0 Comentários