PDT discute hoje futuro da relação com PCdoB
Pedetistas maranhenses estarão em Brasília para reunião com a direção nacional da legenda; partido ameaça lançar candidato próprio ao governo.
Marco Aurélio D´Eça/Carla Lima
Foto: Divulgação
Pedetistas reunidos no último domingo
O PDT maranhense irá decidir, hoje, se aceita abrir mão da indicação do companheiro de chapa do candidato do PCdoB, Flávio Dino - mantendo-se na coligação - ou se lança candidatura própria ao Governo do Estado. Em reunião com a direção nacional, em Brasília, os pedetistas vão discutir a relação com os comunistas maranhenses, que querem romper um acordo firmado em 2012 para ceder a vaga ao PSDB.
No fim de semana, membros do PDT demonstraram publicamente a insatisfação com a abertura de diálogo do PCdoB com o PSDB. Líder do partido na Câmara Municipal e membro da executiva do partido, o vereador Ivaldo Rodrigues convocou a militância pedetista para o que chamou de "guerra".
O vice-presidente estadual, Deoclides Macedo (que foi prefeito de Porto Franco), também criticou a posição dos aliados de voltar a discutir indicação de nome para vaga de vice. Macedo argumentou que há insatisfação dentro do PDT já aparente. "Me preocupam os sinais de inconformismo que percebo na Região Tocantina com a hipótese de não ter um nome na chapa majoritária oposicionista, o que poderá ser interpretado como um desprestígio de um eleitorado fortemente vinculado ao sentimento de mudança", afirmou Macedo.
Os pedetistas reclamam acordo firmado ainda em 2012, por ocasião da eleição do prefeito Edivaldo Júnior (PTC) - contra o próprio PSDB - que garante ao partido a indicação do companheiro de chapa de Flávio Dino. Mas Dino quer repactuar o acordo, abrindo vaga na chapa para um indicado tucano.
Na semana passada, o comunsita foi a Brasília tentar convencer o presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, da necessidade de abir espaço na chapa para o PSDB. Em troca, ofereceu pastas em eventual governo. Não houve acordo. "Não sei se [da reunião] sairá logo um resultado sobre a posição do PDT no Maranhão ou se somente depois. Mas, de qualquer forma, temos até as convenções para oficializar os rumos do partido", disse o deputado federal Weverton Rocha.
Comentários do Blogger
0 Comentários