Uma expedição realizada nesta quarta-feira (16), no rio Mearim envolvendo cerca de 22 pessoas entre elas o Deputado Raimundo Louro, (PR), e ainda os Juízes  da Comarca de Pedreiras, Marcos Adriano, de Esperantinópolis Rômulo Lago, o Promotor de Justiça de Esperantinópolis, Paulo Roberto além dos prefeitos de Trizidela do Vale, Fred Maia, Esperantinópolis, Raimundin Jovita e o vice prefeito de Poção de Pedras, Adenilson, constatou vários problemas.
Foram mais de dez horas de expedição percorrendo o rio que possui em sua totalidade cerca de 930km de extensão dos quais mais de 600km foram visitados. Pelo caminho lixo, pedaços de pau boiando além de fumaça provocada pelas queimadas às margens do rio além de balsas realizando travessia de pessoas e pelo menos quatro caçambas fazendo retirada ilegal de areia do rio.
Problemas graves que segundo o Deputado Raimundo Louro, vem comprometendo ao longo dos anos a vida e o potencial do rio que banha o estado do Maranhão.
“O nosso rio não merece ser tratado desta forma. O que encontramos por aqui não apenas degrada o Mearim como também constata a exploração ilegal do seu potencial. O assoreamento causado pelo desmatamento da mata ciliar e da retirada ilegal de areia causam prejuízos consideráveis a vida do rio”, detalha.
O parlamentar antecipou que até a próxima semana será finalizado um relatório técnico observando todos os itens constatados durante a visita que deverá ser encaminhado para o Governo do Estado e Ministério Público.
“Vamos encaminhar o mais rápido possível um relatório técnico fotográfico com todos os flagrantes constatados durante a expedição. Todo o material será enviado a Secretaria de Meio Ambiente e ao Ministério Público para que sejam tomadas medidas preventivas e punitivas sobre o caso”, concluiu.

Outras ações
Também será organizada uma grande campanha de conscientização que tenha abrangência, sobretudo nos municípios por onde o rio tem passagem. O objetivo segundo os representantes das Secretarias de Meio Ambiente tanto de Pedreiras quanto de Poção de Pedras que participaram da ação, é fazer com que os ribeirinhos e toda a população para a importância da preservação do rio como fonte de renda sustentável para a cidade.

Comentários do Blogger

0 Comentários