Compartilhe essa Notícia:

 

Escola Digna em Lagoa Grande (Foto: Cinaldo Oliveira)
A tarde desta quinta-feira (29) ficará especialmente lembrada pelas comunidades escolares dos municípios de Lagoa Grande do Maranhão e Timbiras. O Governo do Maranhão entregou o primeiro prédio próprio da rede pública de ensino estadual de Lagoa Grande, o Centro de Ensino Frei João Rodrigues Moreira; e a reforma do Centro de Ensino Newton Melo, em Timbiras.

O novo e único prédio escolar de Ensino Médio de Lagoa Grande chega para romper com décadas de abandono e descaso por parte de administrações anteriores e, agora, os mais de 470 estudantes estaduais terão uma estrutura digna e adequada para as atividades escolares e culturais.

A gestora geral do CE Frei João Rodrigues Moreira, Vânia Maria Sousa, explica que antes a escola funcionava em prédios cedidos pela Prefeitura Municipal de Lagoa Grande e, por conta disso, o Ensino Médio só era ofertado no período noturno, outro ponto que dificultava o rendimento escolar dos estudantes.

“Antes a nossa escola era anexo do CE Cristóvão Colombo, que fica em Lago da Pedra – município vizinho à Lagoa Grande, e hoje nós estamos recebendo o maior presente que poderíamos como comunidade e cidadãos e cidadãs que somos. A primeira escola de Ensino Médio aqui é o maior presente que o governador Flavio Dino poderia dar para a nossa comunidade. E eu, enquanto diretora, agradeço por esse presente tão sonhado e tão esperado por todos nós, gestão, professores, pais e alunos”, afirma a gestora geral.

Agora a realidade é outra. Com o novo prédio, que conta com 6 salas de aula, biblioteca, ala administrativa e pedagógica, banheiros masculinos e femininos, o Ensino Médio regular poderá funcionar no período diurno e noturno, ampliando ainda para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para a professora de Matemática do Frei João Rodrigues Moreira, Iraneide de Oliveira, a nova estrutura possibilitará ainda a melhoria dos índices educacionais do município. 

“Hoje estou bastante agradecida por receber em nossa cidade essa maravilhosa escola. Há mais de 20 anos vínhamos sofrendo sem ter equipamentos de qualidade para trabalhar. Antes o que tínhamos muito era boa vontade, agora acredito que, além de nós professores, a nossa juventude ficará orgulhosa com esse benefício que ganhamos”, disse a professora. 

“Nossos professores são excelentes, mas nós estávamos precisando de uma escola. E essa chegou na hora certa! Uma linda estrutura proporcionada pelo Governo, em um ponto que dá acesso a todos, tanto dos interiores quanto da sede, e é excelente para todos nós. Eu estou saindo esse ano, mas quero deixar um recado para os que irão iniciar os estudos aqui, que irão usufruir de uma escola muito boa e com espaço grande e bom para todos”, declarou o estudante da 3ª série do Ensino Médio, Elielson de Sousa.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destacou os feitos do Governo Flávio Dino na entrega de obras educacionais em todo o estado.

“Uma importante obra para Lagoa Grande e uma importante obra para o Maranhão. É muito simbólico para o governador Flávio Dino entregar o primeiro prédio próprio na sede do município. E hoje, entregamos esse sonho para a comunidade escolar do município”, disse.

“Esse é um dia muito importante para o Maranhão, agora só faltam oito cidades do nosso estado sem prédio próprio de Ensino Médio, e em sete já temos obras em andamento. E, se Deus quiser, até o ano que vem teremos todas as cidades do Maranhão com prédios próprios de Ensino Médio entregues pelo Governo Flávio Dino”, afirmou Camarão.

“Para nós é uma grande satisfação manter essa parceria com o Governo do Maranhão. A primeira escola de ensino médio na sede do município é uma conquista e temos certeza que com a ajuda do secretário Felipe Camarão e do governador Flávio Dino conquistaremos muito mais”, disse o prefeito de Lagoa Grande do Maranhão, Chico Freitas. 

O município de Lagoa Grande faz parte das cidades que integram o Plano Mais IDH e para o secretário estadual de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, os investimentos feitos pelo Governo do Maranhão em estruturas de qualidade têm garantido, além do bem-estar e proximidade dos estudantes, melhorias nos índices educacionais, o que, eventualmente, melhorará os índices de desenvolvimento do estado.

“O nosso Governo quer demonstrar que não existe limite para as pessoas, que elas podem ultrapassar esses limites, do ponto de vista do acesso ao desenvolvimento, à ciência e à tecnologia. E a gente não resolve nenhuma situação de extrema pobreza, de desigualdade, em investimento em educação, ciência e tecnologia. Por isso que quando perguntam ‘qual é a grande obra do Governo Flávio Dino’ é esta aqui”, afirmou o secretário Chico Gonçalves. 

Entrega de Escola Digna também em Timbiras


Em Timbiras, após 27 anos de espera, a comunidade escolar comemorou a entrega do Centro de Ensino Newton Melo totalmente reformado, que beneficiará os mais de 900 estudantes matriculados na escola.

O gestor do CE Newton Neves, Ivanildo Alves da Silva expressou o sentimento de gratidão pela reforma do prédio escolar e disse que os investimentos em educação, realizados pelo Governo, representam uma revolução no Estado.Centro de Ensino entregue em Timbiras (Foto: Cinaldo Oliveira)

“Eu agradeço o governador Flávio Dino e o secretário Felipe Camarão pela revolução que eles têm feito na educação do Estado do Maranhão. Agradecemos não apenas pela reforma do Newton Neves, pelo apoio aos estudantes de Timbiras, mas também pelo que o Governo tem realizado, transformando a educação do Estado”, agradeceu. 

Juliana Lima, 16 anos, estudante da 1ª série do CE Newton Neves, resumiu em poucas palavras a sua satisfação pela reforma da escola. “Obrigada, governador, pela reforma da nossa escola. Agora sim, temos uma escola digna”, disse.

O professor de Matemática do CE Newton Neves, Walterli Lima, externou a sua alegria por estar presente na inauguração para receber a escola completamente reformada. “Eu quero agradecer, em nome de todos os professores, funcionários da escola e comunidade escolar, o governador Flávio Dino por ter realizado o nosso sonho. Estamos, hoje, em uma escola com biblioteca, laboratório de ciências, climatização nas salas, que era um sonho antigo da comunidade escolar!, disse.

“Acreditamos, como profissionais da educação, que a educação transforma vidas e essa reforma é mais um degrau, para que nós possamos atingir os nossos objetivos”, destacou. 

Em 2018, David Harbs, 17 anos, estudante do CE Newton Neves, foi medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e medalhista de bronze, em 2019, na mesma Olimpíada. David acredita que, agora, com a reforma da escola, os estudantes terão condições adequadas para desenvolver suas habilidades, dando possibilidades aos alunos para novas realizações. O estudante reforçou que a aquisição do laboratório pela escola é a realização de um sonho.

“Gostaria de agradecer o governador pelo ótimo trabalho que vem desenvolvendo no nosso município. A escola está linda. O meu sonho sempre foi estudar em uma escola que tivesse laboratório e este é excelente. Eu e todos os estudantes da escola estamos gratos por esta conquista. Agora, os nossos conhecimentos serão mais aprofundados e, com toda certeza, teremos mais conquistas”, concluiu o estudante.

Comentários do Blogger

0 Comentários