Compartilhe essa Notícia:

 O professor maranhense tem muitos motivos para comemorar a data que homenageia a categoria – 15 de Outubro. No Dia do Professor, educadores de todo o Estado demonstram sua satisfação em compor o quadro de docentes da rede pública estadual de ensino. Ao longo de cinco anos da atual gestão, a categoria foi contemplada com uma série de medidas que valorizam a função, reconhecem sua importância e garantem ganhos justos e dignidade. 

“É notório e significativo o ganho para a categoria, que vem acontecendo gradativamente e de forma constante, a partir das realizações do Governo do Estado. São medidas que representam conquistas históricas, garantidas pela gestão e reconhecidas pelos próprios educadores. A política de governo foca na qualificação, remuneração justa e valorização do professor”, pontua o secretário de Estado de Educação (Seduc), Felipe Camarão.

Rosilda Veloso

Professora do Colégio Militar Tiradentes, Rosilda da Rocha Veloso, destaca o desafio que tem sido educar no cenário de pandemia e a diferença que faz o apoio e estrutura disponibilizada pelo Governo. “Parabenizamos nosso governador Flávio Dino, os educadores e representantes da população, que têm se unido a nós e desenvolvido ações significativas para o enfrentamento dos impactos trazidos pela pandemia. Com todo o apoio, nossa escola tem se destacado pela excelência no ensino remoto. Isso mostra que a educação de qualidade para todos é possível, desde que a escola se adapte para a inclusão de todos os alunos e os prepare para assumir seus papéis na sociedade”, disse a educadora.

O professor da CE Inácio Passarinho, em Caxias, Neudson Castelo Branco, vê a gestão na educação maranhense como uma das mais atuantes e positivas dos últimos anos. “É minha visão como professor e temos que reconhecer. É perceptível que o Governo do Estado tem colocado a educação como carro chefe da gestão. O programa Escola Digna demonstra esse compromisso, o trabalho de estruturação das escolas, a política de valorização salarial de referência, em comparação com outros Estados. Vemos a mudança na prática e que a tendência é melhorar”, pontuou. 

Nesta gestão, milhares de educadores estaduais foram beneficiados com promoção na carreira, progressões funcionais, titulação e gratificações de estímulo. O avanço na tabela remuneratória da categoria é concedido após determinado tempo de serviço, conforme prevê o Estatuto do Educador. “Durante décadas a categoria foi penalizada com a não concessão destes direitos. Agora, estes direitos estão assegurados pela gestão Flávio Dino”, destaca Felipe Camarão.

Professores maranhenses possuem o maior salário pago à categoria de uma rede estadual no país. Com a unificação de matrículas, melhor estrutura das escolas, material pedagógico à disposição dos educadores, implantação de unidades de ensino em tempo integral, concursos internos, eleição de gestores escolares, recomposição salarial, ampliação da jornada de trabalho de 20 para 40 horas semanais, formação continuada, concurso público para 1,5 mil professores e novo modelo educacional implantado no estado somam às ações do Governo do Maranhão para a valorizar os educadores.

Comentários do Blogger

0 Comentários