Compartilhe essa Notícia:
A disputa pela prefeitura de Pedreiras Maranhão está fervendo este período de pré-campanha. São pelo menos 6 (seis) pré-candidatos que estão com seus times em campo dialogando com lideranças e com a população. Por uma questão lógica, as diversas pré-candidaturas favorecem Antônio de França, mas o destaque das últimas semanas é Vanessa Maia. Vamos à análise de cada pré-candidato da Princesa do Mearim. 

Alexandre Assaiante (PT):

Jovem advogado, com especialização em Gestão Pública e Direito Público, Assaiante participou do governo Antônio França no início da gestão, após desentendimentos, se tornou um ferrenho oposicionista e estava em voga por muito tempo, principalmente nas redes sociais. Conta com apoio de movimentos sindicais, trabalhadores e uma ala do empresariado. Contudo, nos últimos meses, as articulações dos outros pré-candidatos foram melhores e deixou Assaiante sem muitas expectativas de logra êxito eleitoral. 

Antônio de França (DEM):

O prefeito Antônio de França é pré-candidato à reeleição. Sua gestão, no início, pareceu meio atônita com os graves problemas de Pedreiras herdados por gestões anteriores, mas depois engrenou e vem realizando obras importantes, mesmo em meio a crise sanitária da pandemia do coronavírus. É um homem simples e do povo. Foi vereador aguerrido e continua com o mesmo perfil como gestor. Tem amplo conhecimento do município e tem capacidade para, em caso de vitória, realizar um grande e histórico segundo mandato. Pesa em seu favor as múltiplas pré-candidaturas da oposição, que virou uma verdadeira Torre de Babel. 

Bruno Curvina (PDT):

O médico Bruno Curvina, filho do também médico e empresário Dr.Walber, é vereador e presidente da Câmara do município. Foi eleito para o legislativo com expressiva votação e tem apoio do expoente máximo do partido no Maranhão, o senador Weverton Rocha. Sua pré-candidatura está em franca ascensão, com mobilização diária pelos bairros da cidade e povoados do município. Pode surpreender caso consiga uma composição de peso para formação da chapa e, principalmente, cair nas graças da população. Segundo analistas, Bruno ainda é, politicamente falando, insosso; precisa "cheirar" a povo para alavancar sua pré-candidatura e chegar, a menos de 100 dias, com chances reais de vitória. 

Dr. Humberto Feitosa (PSC):

Médico respeitado e segundo colocado nas eleições de 2016, Dr. Humberto sempre foi visto como o grande nome da oposição para a disputa deste ano. Ao nosso ver, ele fez algumas manobras que tiveram efeito reverso, como romper com o secretário de Estado Simplício Araújo e se filiar no partido do inexpressivo deputado federal para Pedreiras e região e presidente estadual do PSC, Aluísio Mendes, mas obteve o importante apoio do ex-prefeito Lenoilson Passos. Ainda assim está cacifado por sua densa votação no pleito passado, mesmo tendo uma comunicação fraca e não ter apresentando sequer uma embolso de sua plataforma de campanha. 

Priscila Louro (PL):

Filha do ex-prefeito e ex-deputado Raimundo Louro, grande líder regional, e irmã do deputado estadual Vinícius Louro, a pré-candidata do PL conta com apoio do deputado federal Josimar de Maranhãozinho e tem uma agenda semanal concorrida de encontros com a população e reuniões. Foi terceira colocada nas eleições de 2016, ao assumir a disputada quando o então prefeito Totonho Chicote abdicou de tentar a reeleição. É uma jovem articulada e carismática, mas necessita ampliar o rol de aliados para brigar em patamar de igualdade com os líderes em pesquisas de opinião. 

Vanessa Maia (SD):

A pré-candidata pelo Solidariedade é a surpresa desta pré-campanha. Mulher forte, inteligente e independente, é casada com o prefeito Fred Maia, da vizinha Trizidela do Vale, um dos prefeitos com melhor avaliação do Maranhão. Muitos predeirenses desejam para o município o mesmo modelo de gestão em Trizidela e enxergam em Vanessa a renovação política e a segurança de um governo sério e eficiente. Tem agregado muitas lideranças e crescido em todos seguimentos da população, pode se tornar, até o início da campanha, o grande nome da oposição para vencer o favorito Antônio França. Sem dúvida seu grande trunfo é seu marido, mas não está à sombra desse; Vanessa tem luz própria e quer brilhar forte em Pedreiras. 

José Walterby (PV):

O pré-candidato pelo Partido Verde é advogado, empresário, assessor jurídico da Câmara Municipal de São José dos Basílio. Filho do saudoso empresário Valdeci da Amelodisc, ganhou ampla notoriedade nos últimos meses por travar uma batalha jurídica campal com o pré-candidato do PT, que foi destaque em blogs e programas de TV e Rádio locais. Walterby, eloquente e persuasivo, promete fazer uma campanha propositiva e encascar os graves problemas do município, sem passar pano em ninguém. É o pré-candidato mais polêmico até o momento. Quanto ao seu desempenho eleitoral é uma completa incógnita. Pode surpreender como pode ter um número de votos vexatório. Pesa contra ainda não ter um grupo político consolidado.
Obs1: O blog está à disposição dos pré-candidatos citados para eventuais esclarecimentos e, caso haja outra pré-candidatura que não fora citada, com prazer daremos destaque. 

Obs2: Os movimentos dos pré-candidatos têm obedecido as normas sanitárias que o momento exige, ainda mais pelo município ainda registrar número alto de casos ativos de covid-19. É que sigam assim, colocando a vida e saúde em primeiro lugar.

Comentários do Blogger

2 Comentários

  1. Vanessa Maia nem candidata pode ser, devido ser esposa de Prefeito de segundo mandato em cidade vizinha.
    O mesmo impedimento dele é o mesmo dela

    ResponderExcluir
  2. Dr. Humberto é o proximo Prefeito de Pedreiras.
    Ele já está na boca do povo.

    ResponderExcluir