Compartilhe essa Notícia:


A ação garante abastecimento para mais de 9 mil pessoas ( Foto: Hil Neto)
O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), entregou na manhã desta sexta-feira (14), dois poços para ampliar o Sistema de Abastecimento de Água do município de Esperantinópolis. A ação, que faz parte do programa Água Para Todos, vai assegurar o abastecimento para mais de 9 mil pessoas do povoado Jiquiri e do bairro Jovitão. Ao todo, foram R$1.016.654,66 em investimentos para promover acesso regular a água potável para a população daquelas regiões.

Participaram do evento de entrega o presidente da Caema, André dos Santos Paula; o prefeito de Esperantinópolis, Aluísio Carneiro Filho; lideranças políticas, vereadores e moradores da comunidade. Os dois poços perfurados pela Caema já estão em operação. O poço do povoado Jovitão tem vazão de 50 mil litros de água por hora e atende aproximadamente 6.670 moradores.


Maria Célia Alves Ferreira, moradora do bairro Jovitão, fala que mora na localidade desde 2012, mas que desde o ano de 2005 a região sofria com a falta d’água. “Graças a Deus chegou esse dia tão sonhado para a nossa comunidade receber este poço, pois há anos não temos abastecimento regular de água, o que nos salvava eram os carros pipas. Todos ficamos muito felizes com a iniciativa do Governo para solucionar esse problema e melhorar a nossa situação, porque sem água não tem como ter qualidade de vida”, declarou.

O morador Antônio Damião Neto relatou as dificuldades da comunidade no Jovitão e da esperança de dias melhores com mais água nas torneiras. “Já chegamos a ficar até 15 dias sem água, o que nos obrigava a buscar no açude, que fica a mais de 1 quilômetro, com lata na cabeça. Algumas administrações anteriores, conhecedoras do nosso sofrimento, prometeram furar um poço para nós, mas só agora podemos ficar mais tranquilos com a certeza de que não ficaremos mais desabastecidos por tanto tempo. Agora temos água potável nas casas e a tendência é só melhorar”, disse o morador.

Outro poço entregue está localizado no povoado Jiquiri, com vazão de 20 mil litros por hora e atende mais 2.666 pessoas. “Agora está bom demais, pois não tínhamos água, mas agora temos. É uma benção. Antes era só no carro pipa, uma, duas vezes na semana, e quando o carro quebrava, nem vinha. Está excelente”, falou João Barbosa Lima, morador de Jiquiri. 

André dos Santos Paula, presidente da Caema, disse que a entrega dos sistemas, que de imediato já estão levando água para 9.332 moradores, foi resultado de mais um compromisso cumprido pelo Governo do Estado em parceria com a companhia e que os investimentos foram mais de R$1.000.000,00. “A questão da água sempre foi prioridade do Governo Flávio Dino, pois entende-se que água é sinônimo de vida, saúde, dignidade e melhores condições para tudo. Foi um motivo de muita satisfação para o Governo, por meio da Caema, fazer essa entrega para o povo de Esperantinópolis. Os poços fazem parte dos esforços para suprir demandas desse povo e aumentar a oferta de água potável e pronta para o consumo da população”, finalizou.

O prefeito da cidade, Aluísio Carneiro Filho, relembrou das dificuldades enfrentadas pela população durante a solenidade de entrega. “Nós tínhamos uma deficiência muito grande na distribuição de água nessas regiões, então desde que assumi a prefeitura, passamos a atendê-los com abastecimento alternativo por meio de carros-pipas, mas não era tão satisfatório a todos. Sem contar que também enfrentávamos sinistros, como, por exemplo, a quebra desses carros; o que impossibilitava que a água chegasse para a comunidade. Eu só tenho a agradecer ao Governo do Maranhão por ter atendido essa solicitação de Esperantinópolis e à Caema por ter assumido essa demanda”, declarou o prefeito.
A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas em pé, sapatos, criança e atividades ao ar livre

Comentários do Blogger

3 Comentários

  1. Aqui na serra do jiquiri, Esperantinópolis, desde o primeiro prefeito que promete fazer um poço e nunca fazem só prometem, toda eleição vereadores e prefeitos falam a mesma coisa e ficam só na promessa, enquanto isso os moradores ficam a espera do carro pipa pra poder ter água em casa, o último a prometer um poço foi o atual prefeito Aluisinho e chegou a eleição e nada, será se vai ter coragem de prometer novamente um poço?

    ResponderExcluir
  2. E o prefeito Aluisinho prometeu há 3 anos atrás que iria perfurar um poço aqui na serra do jiquiri e nada, chegou o tempo de pedir voto novamente Aluisinho não venha prometer na da aqui na serra do jiquiri não estamos cansados de mentiras.

    ResponderExcluir
  3. Enquanto nós na serra do jiquiri dependemos da boa vontade do carro pipa, e é porque da serra do jiquiri pra sede de Esperantinópolis é apenas 3km. Só lembrando que foi uma promessa de campanha do prefeito Aluisinho de fazer um poço aqui na serra do jiquiri, que não iria fazer como o ex prefeito Raimundinho que prometeu e não cumpriu. Então!?

    ResponderExcluir