Compartilhe essa Notícia:
Resultado de imagem para projeto "Conexões Musicais"
Pedreiras, Trizidela do Vale, Lima Campos, Capinzal do Norte e Santo Antônio dos Lopes receberão concertos de câmara. Instrumentistas da OSB ministrarão workshops para músicos locais.

Durante uma semana, o Conexões Musicais, projeto de responsabilidade social da Orquestra Sinfônica Brasileira, passará por cinco municípios do interior do Maranhão. Pedreiras, Trizidela do Vale, Lima Campos, Capinzal do Norte e Santo Antônio dos Lopes receberão apresentações do Quinteto de Metais da OSB, com entrada gratuita, nos dias 25, 26, 27, 28 e 29 de novembro, respectivamente. Antes disso, no dia 23/11, músicos moradores dessas cidades terão a oportunidade de participar de workshops gratuitos com renomados instrumentistas integrantes da orquestra, em Pedreiras.

Formado por Nilson Coelho e Jessé Nascimento (trompete), Eliezer Conrado (trompa) e Ricardo Santos e Elber Ramos (trombone), o Quinteto de Metais da OSB apresentará ao público um programa composto por obras de Pixinguinha, Ary Barroso, Gilberto Galiardi, entre outros compositores. Em Pedreiras, o concerto será no dia 25, na Igreja Matriz, e no município de Trizidela do Vale será no dia 26, no Auditório Municipal Dr. Kleber Carvalho Branco. Já em Lima Campos, a apresentação será na Praça Duque de Caxias, no dia 27. Capinzal do Norte recebe o concerto da OSB no dia 28, na Igreja Matriz, e Santo Antônio dos Lopes fecha o circuito no dia 29, na Igreja Matriz. Todas as apresentações terão entrada gratuita e começarão às 19h30.

No sábado anterior aos concertos, dia 23 de novembro, os integrantes do quinteto ministrarão workshops para músicos e estudantes de música moradores dessas cinco cidades, na Escola Carlos Martins, em Pedreiras. Os participantes terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos com instrumentistas de uma das principais orquestras do país, gratuitamente. Serão aulas de trombone, trompete e trompa.

Em setembro deste ano, educadores da rede pública de ensino desses municípios tiveram a oportunidade de participar do “Orquestra em Sala”, que é o primeiro contato da OSB com as comunidades por onde passa. Na ocasião, professores foram capacitados para replicarem a seus alunos os conhecimentos adquiridos sobre o universo da música de concerto, o funcionamento de uma orquestra sinfônica e o trabalho dos músicos.

Criado em 2017, o Conexões Musicais tem como objetivo criar uma rede de interação em cidades do interior, promovendo o acesso à cultura e à informação. A Orquestra Sinfônica Brasileira conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Comentários do Blogger

0 Comentários