Compartilhe essa Notícia:

 O Encontro de Vereadores do Mearim e Médio Mearim, realizada nesta quinta-feira, 26, na Câmara Municipal de Esperantinópolis, serviu para tirar dúvidas de prefeitos, vereadores e pré-candidatos a cargos eletivos que marcaram presença no evento.


Promovido pela União dos Vereadores e Câmaras Municipais do Maranhão (UVCM), o evento contou com a presença de gestores e parlamentares de vários municípios da região, dentre os quais, São Roberto, Lago da Pedra, Poção de Pedras, Trizidela do Vale, Lagoa Grande do Maranhão, Paulo Ramos, além de Esperantinópolis.

O vereador Gilson Vieira, presidente da Câmara Municipal de Esperantinópolis abriu o evento, dando boas vindas aos presentes e falando da importância da capacitação para todos aos agentes políticos, com cargos ou não. Ele ainda se reportou ao apoio de cooperação entre a UVCM), sob a presidência do vereador Asaf Sobrinho, de São Pedro dos Crentes e a Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Othelino Neto, inclusive com a cessão de uma sala para funcionamento da instituição dentro assembleia.

O presidente da UVCM, Asaf Sobrinho, abriu o ciclo de palestras, discorrendo sobre as funções das Câmaras Municipais, destacando o papel dos parlamentares nas suas atividades; o advogado especialista em Direito Eleitoral, Antino Noleto expôs e discutiu as novas regras das eleições municipais de 2020, fazendo um tira-dúvidas com o público, e assim, explicando vários procedimentos jurídicos que serão adotados a partir de agora, outros que já existiam, algumas reformulações. Fundo eleitoral, cota de gênero e outros pontos foram esclarecidos pelo jurista. Finalizando o ciclo de palestras, o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto falou sobre o Fortalecimento do Poder Legislativo Municipal, ressaltando seu espírito municipalista, a parceria com os vereadores, o que fortalece de maneira geral o legislativo. Ele ainda abordou o respeito à democracia, às opiniões divergentes e destacou que na Assembleia Legislativa todo deputado, de situação ou da oposição tem as mesmas prerrogativas, o que deve acontecer também nas Câmaras Municipais.

Othelino destacou a importância dos parlamentares estarem unidos e manterem o respeito, independentemente de partido ou lado político. “União é a palavra-chave para nós nos tornamos fortes. Quando estamos unidos, o Parlamento é respeitado, compreendido e, consequentemente, torna-se forte”. 

“O encontro foi um momento muito bom para trocarmos informações e ministrar palestras, assim como tirar dúvidas sobre legislação eleitoral e, principalmente, estreitar as relações. Quando a gente se aproxima dos vereadores, por consequência nos aproximamos da população, e fazer com que o maranhense se sinta cada vez mais contemplado pela Alema é o nosso objetivo”, completou o presidente da Assembleia.

Estiveram presentes os deputados Othelino Neto e Fernando Pessoa; o ex-deputado Raimundo Louro; os prefeitos Júnior Cascaria (Poção de Pedras), representando a FAMEM, Mundim (São Roberto) e Aluisinho do Posto (Esperantinópolis); além de presidentes de Câmaras Municipais e vereadores da região.

Citada como um exemplo, por ter reformulado e atualizado seu Regimento Interno recentemente, a Câmara Municipal de Esperantinópolis, na gestão do presidente Gilson Vieira foi enaltecida por vários oradores pela Biblioteca Legislativa, pela estrutura física da Casa Legislativa e pela participação do presidente nos vários eventos que acontecem em todo o Brasil.

“Gilson é um grande parceiro da UVCM, que tem contato constante conosco e fortalece nossa uta em favor de um legislativo forte”, destacou Asaf Sobrinho, presidente da UVCM.

O final do encontro, Gilson Vieira foi nomeado superintendente regional da entidade, passando a ser articulador da UVCM em toda a região. “Foi um evento muito bom, que fortalece o parlamentarismo, que capacita os agentes políticos e garante uma atuação melhor e mais consciente em favor da democracia e para o bem do povo. Foi uma honra para nós, vereadores de Esperantinópolis, receber nossos colegas da região e estes convidados muito especiais, que vieram abrilhantar e contribuir para a grandeza este encontro”, disse Gilson Vieira.





















































































































  




  
















  















































































  












  



Comentários do Blogger

0 Comentários