Compartilhe essa Notícia:


A instalação de uma fábrica de cloro-soda no município de Codó, que é resultado da política de atração de investimentos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), foi destaque no site El País.

As tratativas para a implantação do empreendimento da Alliance Química, integrante do grupo Alliance Uruguay, iniciaram em 2018. A fábrica será a primeira do ramo no Maranhão e terá capacidade para produzir 12 toneladas de cloro/dia, além de outros produtos químicos, como inorgânicos de dióxido de cloro, hidróxido de magnésio, oxido de magnésio e oxido de berílo. O aporte do investimento será realizado por meio do Banco do Nordeste, no valor de R$ 37 milhões.

A fábrica fornecerá produtos para a região Norte-Nordeste do país, onde até agora não há produção própria. “Isso fará a economia local crescer”, projetou Aldo Collerati, sócio e engenheiro chefe da AVS Technology, que estimou que a geração de produtos primários, como a soda cáustica, levará à chegada a essa região de mais indústrias.

Segundo o secretário da Seinc, Simplício Araújo, a chegada da unidade do grupo empresarial é mais uma oportunidade para atração de empresas do ramo para o Maranhão.

“Quando atraímos uma empresa, pensamos não só na geração de emprego e renda, mas nos negócios que podem ser atraídos com a chegada de um novo empreendimento ou expansão dos aqui já instalados”, reiterou Simplício Araújo.

Além dá instalação no Maranhão, a empresa já possui uma unidade implantada no Brasil, no Ceará. De acordo com o grupo empresarial, serão fabricados cloro e soda cáustica para atender o mercado maranhense e a região Norte do país.

Além do Brasil e de seu país de origem, o Uruguai, a Alliance Química, segundo a reportagem, projeta outros mercados internacionais. Em busca de novos mercados, a empresa olha para a África. Para isso, a AVS está trabalhando uma aliança com a Biomca Química para criar uma empresa que exporta da zona de livre comércio de Tenerife para países como a Nigéria

Comentários do Blogger

0 Comentários