Compartilhe essa Notícia:


A 18ª edição da Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec) foi lançada nesta terça-feira (09), em Presidente Dutra. A Agritec do território Sertão Maranhense será em agosto, nos dias 07, 08 e 09, e vai reunir centenas de agricultores familiares da região. A solenidade de lançamento foi promovida no auditório da OAB, com a presença do secretário de Estado da Agricultura Familiar, Júlio César Mendonça, e o prefeito de Presidente Dutra, Juran Carvalho.

O secretário da SAF, Júlio César Mendonça, durante a solenidade, enfatizou a importância da Agritec hoje para o estado do Maranhão, que na contramão do que o Brasil vive, o Governo do Estado investe na valorização dos pequenos agricultores familiares por meio da Agritec.

“Presidente Dutra é uma região com potencial muito grande, inclusive do abacaxi e leite. Dentro do cronograma faltava esta região sediar uma Agritec que vai ajudar a fortalecer essas duas cadeias produtivas cumprindo a missão do governador Flávio Dino em desenvolver as principais cadeias da produção do Maranhão. A Agritec vai contribuir com as iniciativas que o município já tem na agricultura familiar e, assim, todos juntos vamos ajudar a desenvolver um estado mais justo e com geração de renda para os agricultores familiares,” pontuou Mendonça.

Com grande expectativa, o prefeito de Presidente Dutra, Juran Carvalho, está otimista que esta será uma das maiores Agritecs já organizadas pelo Governo.”Nós temos vários municípios que fazem parte da Regional de Presidente Dutra e por esta razão acredito que será um grande evento, uma das maiores Agritecs já realizada. Parabenizo o Governo do Estado pela inciativa pensando nos agricultores familiares,” afirmou.

O lançamento da Agritec contou com a presença de vários Municípios, como José Adelto, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Gonçalves Dias. “Já participei de uma outra Agritec, a de Barra do Corda, e agora vou participar da Agritec do território Sertão Maranhense. Essa Agritec em Presidente Dutra vai ser muita boa e vai trazer vários agricultores de outros municípios. Parabenizo o governador Flávio Dino e todo o Sistema SAF pela iniciativa da Agritec. Nós só temos o que agradecer.”

Já foram realizadas 17 edições da Agritec que resultaram na capacitação de mais de 20 mil agricultores.
Wercley Silva Sousa, agricultor familiar de Presidente Dutra disse estar animado com a Agritec na própria cidade. “A Agritec é de grande importância para os agricultores porque é através desta Feira que temos a chance de conhecer novas tecnologias, expor produtos e comercializar. Estamos mobilizando várias caravanas do município para participar deste grande evento.”

A presidente da Agerp, Loroana Santana, afirmou O papel da Agerp em todas as Agritecs, principalmente na organização do espaço tecnológico que trará várias experiências exitosas para incentivar o agricultor familiar. “Mais um lançamento da Feira Agroecológica do Maranhão, que vai reunir 16 municípios do território Sertão Maranhense. É uma feira que tem produtos, capacitação e contratos que estarão disponíveis para os agricultores familiares da região,” ressaltou Loroana.

Os municípios do território Sertão Maranhense também estiveram presentes representados por Secretarias Municipais de Agricultura e Sindicatos Rurais das cidades de Presidente Dutra, Gonçalves Dias, Governador Eugênio Barros, Governador Archer, São José dos Basilios, Governador Luís Rocha, Santa Filomena, Tuntum, Capinzal do Norte, Graça Aranha, Santo Antônio dos Lopes e Fortuna.

Participaram do lançamento, a presidenta da Agerp, Loroana Santana; os secretários Adjuntos da SAF, Chico Sales e Luciene Dias; o diretor do Iterma, Renê Campos; o presidente da Câmara, Ronaldo Melo; Jurandy Carvalho, superintendente de Articulação Política; o gestor da Agerp de Presidente Dutra, Sebastião Wagner; Marilene Bandeira, coordenadora da Agritec; Valdivino Rodrigues, presidente do STTR de Presidente Dutra; representantes do Sebrae, BNB, BB, equipe da SAF e Agerp sede e da Regional de Presidente Dutra.

Sobre Agritec

A Agritec é desenvolvida por meio do Sistema da Agricultura Familiar (SAF, Agerp, Iterma) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA), movimentos sociais (MIQCB, FETRAF-MA, FETAEMA, ACONERUQ e MST) e Prefeitura de Presidente Dutra.

A Feira, que é territorial, tem o objetivo de levar conhecimento por meio de uma programação com oficinas, minicursos, palestras, seminários e apresentação de diversas tecnologias para incrementar a produção da agricultura familiar.

Comentários do Blogger

0 Comentários