Weverton declara apoio à redução da jornada de trabalho
O senador Weverton Rocha (PDT-MA) declarou apoio à redução da jornada de trabalho durante entrevista para a TV Senado. O parlamentar defendeu a necessidade de mudanças que beneficiem os trabalhadores.
“É preciso cuidar da saúde mental. A vida existe além do trabalho. O trabalhador sai de casa para pagar suas contas e colocar comida dentro de casa. A redução vai gerar mais eficiência, mais vontade porque o trabalhador sabe que vai trabalhar, mas terá mais tempo para ficar com a sua família”, afirmou o senador.
Weverton apresentou um projeto que prevê a semana de quatro dias de trabalho e, consequentemente, mais tempo de descanso e lazer para o trabalhador. O parlamentar acredita que a implantação do novo modelo vai melhorar a produtividade e engajamento.
“Essa é uma proposta importante. Nos países que já estão aplicando jornada reduzida até de quatro dias por semana, melhorou muito a vida das pessoas e a própria produtividade”, afirmou o senador.
Atualmente a CLT prevê o regime de tempo parcial de 30 horas semanais, já a Constituição estabelece como jornada máxima as 44 horas semanais. Diante dessa diferença de 14 horas entre o definido pela CLT e o máximo permitido pela Constituição, o texto possibilita essa negociação da redução da jornada até 30 horas, desde que seja acordado entre empregador, sindicato e empregado e sem redução salarial.
Comentários do Blogger
0 Comentários