Estamos nos aproximando das festas Natalinas e como sempre, nos chama a atenção para o lugar do aniversariante nas festividades da maioria das famílias, quando não há espaço para Jesus, nem tão pouco é lembrado, adorado, festejado como deveria.

Passamos o ano inteiro trabalhando, lutando pelo pão diário e somos abençoados com uma vida de abundância, de provisão, de paz, saúde, tranqüilidade, família e amigos, e quando chega o final do ano, alguns lembram com gratidão de que tudo isso provém de Deus e agradecem ajudando o próximo, doando e trocando presentes com os familiares e amigos, porém o que se nota é que feito o ritual das festas, trocas de lembranças, viagens, muita farra, boa parte das pessoas nem lembram o que Deus fez por nós.

“Deus amou tanto a humanidade que destronizou seu filho único para enviar ao mundo, sabendo Ele, que Jesus não seria amado, aceito, ouvido e glorificado na terra, porém rejeitado, humilhado e morto pelos pecados da humanidade perdida, mesmo assim O enviou.

Jesus sendo Deus, por sua vez, esvaziou-se de sua glória e se fez como um de nós, homem de dores, desprezado e olhando nós para Ele, nada víamos para que o desejássemos.

Na noite de seu nascimento, seus pais não encontraram em Belém um lugar, uma hospedaria para Deus nascer e Maria deu à luz Àquele que é a resplandecente Estrela da Manhã em uma estrebaria, junto aos animais, todavia nenhum nobre, imperador ou rei teve em seu nascimento um coral de anjos celestiais cantando nem tão pouco estrelas guiando pastores para adorarem ao Rei dos reis e Senhor dos senhores.

O mundo inóspito daquela época não ofereceu a recepção que o filho de Deus merecia, naquela noite em que Maria estava agoniada, sentido as dores de parto, as portas das casas e hospedarias estavam lacradas para receber Jesus. Imaginem a agonia de Maria e o desespero de José que levara sua esposa para um recadastramento e agora se encontrava naquela situação, todavia lamentavelmente ainda hoje é assim: Na maioria dos lares Jesus não tem espaço, Ele não é bem-vindo.

 Primeiro, porque estamos muito ocupados com nossa vida financeira e precisamos quitar as dívidas ou melhorar os lucros; ou porque não acreditamos nessa historinha da Bíblia de que um judeu da linhagem de Davi, lá do oriente há alguns anos nasceu, era Deus encarnado e veio ao mundo cumprir o Plano de Salvação; outros poderão justificar que a vida é muito curta e precisam aproveitar enquanto se pode e não tem tempo para essa coisa de religião.

Imagine uma linda festa, presentes, muitas delícias apetitosas para se degustar, bebidas à vontade, alegria, mas o aniversariante não se fazer presente no evento, seria frustrante, certamente. Assim, mesmo que a maioria não perceba, deixamos Jesus do lado de fora, quando não ajudamos o próximo em seus apertos; quando negamos o perdão para alguém que nos feriu, maltratou, caluniou; quando desejamos ou planejamos o mal para alguém; quando rejeitamos até a própria família por conta de mágoas e ofensas do passado; quando achamos que não precisamos dEle, que somos auto-suficientes.

Jesus certamente estará do lado de fora, mas insistindo e esperando uma oportunidade para juntar os pedaços de nossa triste existência e fazer uma nova criatura. E não importa se você mora em um casebre de palha, chão batido ou numa mansão, se você é analfabeto ou instruído; se você é de uma família nobre ou humilde; se você é branco, negro, amarelo; se você é conservador ou liberal; se você é crente ou ateu; se você vive em abundância ou em aperto; Ele veio para todos e todos nós temos a mesma importância para Ele.

Jesus ama tanto você que foi capaz de descer a esse mundo tenebroso para se relacionar contigo! E para encerrar esse texto citarei uma das mensagens de Natal mais linda do meu autor preferido: Max Lucado:

“Se nossa maior necessidade fosse informação, Deus teria nos dado um educador.

Se nossa maior necessidade fosse tecnologia, Deus teria nos dado um cientista.

Se nossa maior necessidade fosse dinheiro, Deus teria nos dado um economista.

Mas, já que nossa maior necessidade era perdão, Deus nos enviou um Salvador.”

O Salvador está batendo à porta do teu coração!


Por Josenilde Brasil


Comentários do Blogger

2 Comentários