Viver em paz é possível?
(Por Josenilde Brasil)
No cenário atual pós política partidária a qual parece que ainda não acabou, vivenciamos um clima constante de tensão, agressão verbal, emocional e moral, e parece que essa polarização ferrenha fez-nos esquecer de que pertencemos ao mesmo país, que somos um mesmo povo, nação e que se o governo eleito afundar, afundamos todos juntos.
É muito comum os eleitores mais inflamados e digamos até ingênuos, durante o processo eleitoral adquirirem inimizades e desafetos, porém os políticos que concorrem seus cargos e temporariamente são adversários, boa parte, depois fazem alianças e comungam dos mesmos ideais.
Penso que considerar as diferenças e respeitar o direito de escolha do outro é a melhor atitude para se ter paz e viver em paz, pois a Palavra de Deus é bem clara em Hebreus 12:14: “Esforçai-vos para viver em paz com todas as pessoas e em santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” Observe que viver em paz não é fácil, requer esforço, visto que muitas vezes decidimos não contrair inimizades com ninguém, porém acontecem vários fatores, tentações e situações que nos levam a perder o controle e explodir de ira. É um vizinho abusivo, é um colega de trabalho invejoso, um patrão injusto, pessoas tóxicas que nos cercam... Porém, ainda assim é necessário construirmos um ambiente pacífico.
A Bíblia, meu livro preferido de histórias reais e surpreendentes, conta a história do patriarca Isaque, um homem muito pacífico, que sofreu com seus vizinhos, os Filisteus, que ao verem a prosperidade dele o invejaram ao ponto de entulharem seus poços, única provisão de água para seu grande rebanho de animais em um ambiente totalmente inóspito. Imaginem a situação de um grande agropecuarista no deserto tendo como fonte de água para seus animais, poços, que agora estavam entulhados, mas o patriarca ao invés de discutir, hostilizar, resolveu se mudar e evitar danos maiores.
Depois seus servos cavaram mais dois poços, mas os pastores de Gerar discutiram com os pastores de Isaque, e novamente foi tão grande o problema que um poço, ele chamou de “discussão” e o outro de “contenda” e no final o rei dos filisteus, Abimeleque percebendo que não poderia contender mais com quem tinha promessas de Deus, fez uma aliança com Isaque e acabou a questão entre os dois. (ver Gênesis 26: 12-33) Como é proveitoso o domínio próprio, ele nos ajuda a manter a paz e evitar a guerra, como diz a Bíblia em Provérbios 16: 32 “Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade.
Como é difícil controlar a fúria diante de situações injustas, de incompreensões, de calúnias e perseguições, mas podemos desfrutar da paz em meio à guerra, pois Jesus disse: “Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo. João 14: 27.
Se você deseja viver em paz, procure em primeiro lugar conhecer Jesus, Ele é o príncipe da Paz; entenda que A Paz que Ele nos prometeu vai além do entendimento visto que podemos desfrutá-la mesmo em circunstâncias adversas; leia a Bíblia porque ela é uma fonte inesgotável de paz para nossa alma; busque a Deus em oração e seja um promotor da paz como foi Isaque. Muitas pessoas vão querer entulhar seus poços, mas nem por isso deixe de cavar mais outros, por mais trabalhoso que seja não desista de buscar, seja uma pessoa visionária, projetista e creia no Deus que tudo pode fazer por aqueles que Ele esperam!
Deus nos abençoe!
Comentários do Blogger
1 Comentários
Excelente comentário
ResponderExcluir